Curso de Ciências Contábeis promove II Salão de Iniciação Científica
O curso de Ciências Contábeis realizará, nesta terça-feira (27/11), o II Salão de Iniciação Científica (SIC). A atividade será realizada a partir das 19h no corredor entre os blocos P e N e tem o objetivo de demonstrar o uso prático da administração contemporânea. A ação deverá receber a comunidade acadêmica de forma geral.
Essa é uma atividade diferenciada, em que os acadêmicos da primeira fase, matriculados na disciplina de Comportamento Organizacional, iniciam a vivência com a pesquisa científica por meio de ações que envolvem habilidades desde o aprendizado sobre o básico do artigo científico, sua composição, como construir um instrumento de pesquisa, até a análise comparativa entre a teoria e prática.
De acordo com a professora Ana Paula Silva dos Santos, o trabalho realizado logo no início do curso oferece uma visão especial ao acadêmico sobre a leitura científica, o que futuramente refletirá em uma melhoria com relação ao Trabalho de Conclusão de Curso.
Conforme Ana Paula, nesta edição o projeto terá sete trabalhos com temáticas diferenciadas. “Os assuntos abordados serão inovação; criatividade; empreendedorismo; tecnologia; conhecimento e sustentabilidade”, explica.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 26 de novembro de 2018 às 15:25Afroempreendedorismo pauta noite do curso de Administração
A Palestra faz parte da programação da 6ª Semana de Consciência Negra (Fotos: Divulgação)
Dentro da extensa programação da 6ª Semana de Consciência Negra da Unesc, a Universidade recebeu a palestra da Afroem (Rede Sul Catarinense de Afroempreendedorismo Sul Catarinense). O encontro reuniu palestrantes, na noite de quinta-feira (22/11), para debater e dialogar sobre empreendedorismo e conscientização.
A proposta do encontro foi de disseminar ideias que deram certo, ouvir os cases dos empreendedores e que cada um pudesse relatar sua história de vida e como é estar vinculados a uma rede que colabora para a melhor execução do seu projeto.
A Rede Afroem é uma rede colaborativa, fundada pela ACR (Anarquistas Contra o Racismo). O projeto foi organizado pela professora do curso de administração, Cristiane Dias, e pelo professor do curso de História, Ivan Ribeiro.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de novembro de 2018 às 14:22Unesc participa da entrega de equipamentos de panificação para o Bairro da Juventude
A Unesc prestigiou, na tarde de sexta-feira (23/11), a entrega de equipamentos de panificação do Consulado Geral do Japão, em Curitiba, para o Bairro da Juventude. Os utensílios serão utilizados na aprendizagem dos educandos da Escola de Panificação e Confeitaria, em Convênio entre o Bairro e o Consulado. O evento contou com a presença do Cônsul-Geral do Japão, Hajime Kimura. A professora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe, também participou do encontro.
Em 2016, o Bairro da Juventude encaminhou ao Consulado, em Curitiba, o Projeto “Pão Nosso de Cada Dia” orçado em aproximadamente R$ 98 mil. “Em fevereiro assinamos o convênio e agora estamos felizes em poder apresentar estes novos materiais para os alunos e para a comunidade. Quando a parceria surge, também acontece a transformação”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back.
Além dos equipamentos, o projeto também atendeu a demanda regional pelo fornecimento de mão de obra qualificada para a área, sendo o único curso desta natureza, entre Florianópolis e Criciúma, oferecido de maneira gratuita. “Queremos continuar com esta amizade com o Bairro da Juventude. Vejo que a cidade é muito envolvida com as causas da Instituição e isso é muito positivo”, revelou Kimura.
Inaugurado em 1998, a Escola de Panificação e Confeitaria do Bairro da Juventude é um dos cursos oferecidos pelo Bairro e em 20 anos de história, já formou aproximadamente 1.700 adolescentes. “Estou no Bairro desde os cinco anos e este ano comecei o curso de Padeiro e Confeiteiro. Quero aproveitar esta oportunidade e entrar no mercado de trabalho, pois estou passando por um dos principais momentos na Instituição”, falou emocionada a aluna, Sara Regiane do Nascimento.
Colaboração: Michelle Picolo - Assessoria de Imprensa do Bairro da Juventude
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de novembro de 2018 às 14:06Unesc recebe Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Profissionais da administração municipal e a sociedade civil estão reunidos nesta segunda-feira (26/11) na Unesc para debater “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, durante a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento tem o objetivo de mobilizar os participantes para que elaborem propostas voltadas à proteção integral das crianças e adolescentes nas políticas públicas.
O encontro, realizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), teve como palestrante a consultora da prefeitura de Criciúma, profissional de Recursos Humanos e pós-graduada em Serviço Social, Mariane Jacques. Ela apresentou os eixos temáticos do evento e afirmou que a intenção é que as perguntas apresentadas em cada eixo gerem discussões e propostas. Os participantes foram separados em grupos e cada um recebeu orientação de um conselheiro e um mestrando.
Os eixos trabalhados foram: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.
“Como a gente faz a integração real? Como faz para garantir o direito de forma que a política seja integrada e ainda sim eu pense na inclusão social? O que fazer para garantir o respeito à diversidade na elaboração e implantação de políticas públicas? O que fazer para garantir a proteção integral dos direitos da criança e do adolescente especialmente em locais de vulnerabilidade social? Essas são algumas perguntas que vamos refletir e buscar soluções”, comentou Mariane.
Cronograma
O evento na Unesc faz parte de um cronograma ligado ao evento em nível nacional. A etapa municipal do encontro é a segunda do cronograma, que ainda contará com conferências estaduais e nacionais. Do encontro na Universidade, sairão 15 propostas que serão encaminhadas à etapa estadual, realizada em 2019.
A Unesc é representada no CMDCA pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego (titular) e pelo professor do curso de Direito Ismael Francisco de Souza (suplente).
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2018 às 13:31Alunos da Unesc participam do Enade 2018
Mais de 800 acadêmicos da Unesc realizaram neste domingo (25/11) as provas do Exame Nacional de Desempenho - Enade 2018. As provas iniciaram as 13h30, no bloco R da Unesc, onde acadêmicos de outras instituições de ensino superior da região também fizeram o exame. Ao todo foram aproximadamente 1.500 alunos.
A Unesc mobilizou uma grande estrutura para receber os acadêmicos concluintes dos seus cursos, incluindo camisetas, lanches e o apoio dos professores, coordenadores e gestores da universidade, incluindo a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Toretty, e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. O Exame iniciou às 13h30 e os participantes tiveram quatro horas para resolver as questões propostas. O acadêmico da última fase de Direito da Unesc, Marcus Caetano, acredita que o exame é muito importante para medir a qualidade do curso. “É um certificado pós-curso, para quem vai ingressar no mercado, mostrando a qualidade da sua formação”, analisa.
A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toretti, conta que a expectativa para ao resultado das provas é positiva. “Todos se preparam bastante e o Enade é reflexo de um trabalho de toda a formação acadêmica, desde o início até o final do curso superior”, observa. A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, analisa que a prova, por ser uma avaliação nacional e um requisito de avaliação dos cursos e das instituições, é muito importante sob a ótica da formação universitária. “Como a prova é única em âmbito nacional, a avaliação que os nossos alunos recebem também nos possibilita reconduzir os nossos cursos, nossas matrizes curriculares e o nosso próprio sistema pedagógico do processo de ensino e aprendizagem de modo a ser coerente com o que está posto em nível nacional”, salienta.
Ao longo do ano, a Unesc realiza o fortalecimento dos conteúdos que fazem parte do Enade. Uma das ações inclui a preparação para as provas. No projeto “Quem se prepara valoriza a sua formação” são realizadas aulas temáticas, produção e interpretação de textos e estudo dos exames anteriores por áreas. Os alunos que participam e obtém aproveitamento acima de 60% na prova concorrem a bolsas de estudo de especialização e mestrado. O Diretor de Ensino da Unesc, Marcelo Feldhaus, explica que o exame tem sido uma ferramenta de aferição da qualidade dos cursos e os resultados divulgados têm colocado os cursos da Unesc em posição muito boa.
O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Conforme dados do INEP, ligado ao Ministério da Educação, o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante, encerrado no último dia 21. A participação na prova e o preenchimento do Questionário são pré-requisitos para a colação de grau dos concluintes habilitados ao Enade 2018. As provas têm quatro horas de duração e 40 questões, sendo 10 itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões de Componente Específico.
Conforme o INEP, nesta edição do Enade estão inscritos mais de 550 mil estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:41
Newsletter
RSS