AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes de Engenharia Civil realizam visita técnica na Votorantim

Estudantes de Engenharia Civil realizam visita técnica na Votorantim
O grupo observou processos e aprendeu sobre a empresa (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O sábado (11/11) foi dia de aprendizado para os acadêmicos de Engenharia Civil. Eles visitaram a empresa Votorantim, no município de Vidal Ramos para acompanhar o dia a dia dos profissionais, os processos da fabricação do cimento, a estrutura técnica e a história do local.

O encontro foi promovido pelo curso em parceria com seu Centro Acadêmico e teve o apoio da egressa Jadna Andrade Fuchter.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de novembro de 2017 às 19:22
Compartilhar Comente

Predestinado Tricolor: Unesc leva colaboradores e estudantes para torcer pelo Tigre

Predestinado Tricolor: Unesc leva colaboradores e estudantes para torcer pelo Tigre
Sorteio da promoção ocorreu na tarde desta segunda-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc vai levar quatro estudantes e colaboradores ao Estádio Heriberto Hülse para torcer pelo Criciúma. Nesta terça-feira (14/11), às 19h15, o duelo é contra o Náutico e os contemplados foram Karoliny Matos de Oliveira, Geislaine Bloemer, Ingrid Fernanda da Silva e Luana Ramos Bez. O sorteio foi realizado nesta segunda-feira (13/11) pelo Secom (Setor de Comunicação Integrada).

Participaram do sorteio professores, funcionários e acadêmicos da Universidade, que enviaram um e-mail para sorteiosecom@unesc.net, com o nome, setor ou curso, telefone para contato e uma mensagem mostrando o desejo de ir ao Majestoso torcer pelo Tigre.

O acesso ao Majestoso não contará com ingresso físico. Os nomes dos sorteados vão estar no portão de entrada número 3, necessitando apenas do encaminhamento de um e-mail para sorteiosecom@unesc.net, com o nome, RG e CPF. Ao entrar no Heriberto Hülse o ganhador deve apresentar um dos documentos.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de novembro de 2017 às 19:10
Compartilhar Comente

Acadêmica de Letras é contemplada pelo programa Fórmula Santander

Acadêmica de Letras é contemplada pelo programa Fórmula Santander
Beatris foi uma das beneficiadas pelo Fórmula Santander e vai para Portugal (Foto: Divulgação) Mais imagens

A partir do primeiro semestre de 2018, Beatris Pizzoni de Freitas vai escrever uma página bem diferente na sua vida. De um universo de 21 mil estudantes universitários brasileiros inscritos, ela foi um dos 100 contemplados com bolsa para intercâmbio no exterior concedida pelo Fórmula Santander. Beatris é aluna do curso de Letras da Unesc e vai ficar seis meses na Universidade do Porto, em Portugal, aprimorando o conhecimento acadêmico e conhecendo novas pessoas e culturas.

Na sexta-feira (10/11), Beatris foi até o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, acompanhada pela pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, para receber a bolsa, durante evento que reuniu os acadêmicos selecionados. Nesta 8ª edição, o Programa concederá 100 bolsas, no valor equivalente a 5 mil euros, a estudantes de graduação e de pós-graduação para realizarem um intercâmbio de até um semestre em um dos 20 países em que o Banco Santander atua.

“Sempre comentamos que uma bolsa não é apenas para o estudante. Tem toda uma carga que vai desde o impacto na sua vida, na construção e na forma de olhar para o mundo. Além de agregar mais conhecimento na questão didática e literária que vou trazer para os meus alunos, consigo perceber que todo o aprendizado não será só de quem irá fazer o intercâmbio. Isso vai afetar positivamente também o ensino-aprendizagem da Instituição, agregar na nossa formação e para todos que estão ao nosso redor”, afirma Beatris.

Para a Indianara, o Fórmula Santander é uma parceria que possibilita a mobilidade acadêmica e fortalece as questões relacionadas à internacionalização da Instituição de Ensino. “É uma oportunidade importante para a formação acadêmica dos nossos estudantes à medida em que eles voltam transformados por uma experiência. Qualifica a Universidade, pois eles voltam com bagagem de conhecimento que qualifica o processo de ensino-aprendizagem”. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de novembro de 2017 às 19:00
Compartilhar Comente (1)

Por uma escola democrática: encontro reuniu estudantes, professores e pesquisadores

Por uma escola democrática: encontro reuniu estudantes, professores e pesquisadores
Conversas foram promovidas pelo Movimento Escola Democrática (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu estudantes, professores e pesquisadores para pensar na educação de forma democrática. O encontro, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (13/11), esclareceu questionamentos e buscou reflexões sobre a temática “Defesa da Escola Democrática: A Educação enquanto Ciência”. O evento ocorre novamente às 19 horas, também no Auditório Ruy Hülse, e vai ser aberto à comunidade em geral.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Criciúma e Região, Jucileia Vargas Vieira, mediou as conversas e explicou que mudanças na educação estão sendo propostas por pessoas que não vivem o dia a dia da área. “Eles buscam influenciar neste meio, sem conhecimento ou vivência alguma, mesmo que, como hoje aqui, tenhamos pessoas com experiência para falar do assunto”, comentou.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, esclareceu ainda que o objetivo do evento é fazer diferente, e dar voz a quem entende do assunto. “O momento se propõe a discutir e refletir sobre o cenário educacional atual. O que nos une nesta tarde, de forma coletiva, é ouvir quem realmente faz a educação”, ressaltou.

Participação de todos

Além da presidente do Sindicato dos Trabalhadores, os participantes puderam ouvir as reflexões dos professores Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral, e participar da troca de conhecimentos.

Durante o debate, os interessados em tirar dúvidas ou colocar sua opinião em debate podem solicitar junto aos organizadores. Cada pessoa tem três minutos para falar.

O evento é promovido pelo Movimento Escola Democrática em parceria com a UNA HCE da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

13 de novembro de 2017 às 16:09
Compartilhar Comente (1)

Santa Luzia recebe mostra de projetos desenvolvidos pela Unesc na região

Santa Luzia recebe mostra de projetos desenvolvidos pela Unesc na região
Programa Território Paulo Freire realiza ações há quatro anos em vários Bairros (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc desenvolve 122 projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e em Criciúma, os Bairros da chamada “Grande Santa Luzia” não ficam de fora das atividades. Há quatro anos, a Universidade realiza o Programa Território Paulo Freire, com 12 projetos em áreas como Saúde, Educação, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Meio Ambiente e Informática. Eles reúnem pessoas de todas as idades em atividades que visam levar conhecimento e colaborar com a melhoria da qualidade de vida. E nesta quarta-feira (15/11) a região vai receber uma mostra dos projetos, com a participação de professores e acadêmicos, em mais um momento de troca com a comunidade.

A mostra trará todos os projetos desenvolvidos entre 2016 e 2017 nos diversos Bairros da região. O evento ocorre das 13h30 às 17 horas na Escola João Frasseto, no Bairro Santa Luzia.

Segundo a coordenadora do Programa Território Paulo Freire da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi pensado para atender aos moradores de todas as idades e para que as famílias possam participar e conhecer melhor o trabalho realizado. “Cada projeto vai levar um pouco do que faz para que as pessoas participem. Tudo de maneira dinâmica e leve para que os moradores vivenciem as possibilidades do Território Paulo Freire. Será um momento de troca muito importante. Eles poderão conhecer melhor o Programa, além de poder passar suas demandas”, conta.

O Programa Território Paulo Freire é realizado por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de novembro de 2017 às 15:45
Compartilhar Comente