AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de extensão é apresentado no Seminário Urbanismo na Bahia

O artigo “Bairro (de) Progresso - Relatos do Habitat Saudável e Sustentável” foi apresentado na última semana no Seminário Urbanismo na Bahia (UrbBA[17]), que ocorreu em Salvador. O evento teve como sede a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, e teve como tema o “Urbanismo em Comum”, promovendo debates relacionados às novas formulações do urbanismo enquanto tecnologia social.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Liliana Esteves Morais, representou o projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável” desenvolvido no Bairro Progresso, em Criciúma, dentro das atividades do Programa Território Paulo Freire. “O projeto é fruto de uma relação interdisciplinar, em conjunto com os cursos de Psicologia e História, relatando a atuação da extensão universitária e os saberes que derivam da interação universidade-sociedade. O projeto adota referenciais do educador Paulo Freire, visando a autonomia e a dialogicidade, tendo como foco a extensão popular e libertadora”, afirma Liliana.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2017 às 09:30
Compartilhar Comente

Comunidade participa de mostra de projetos do Território Paulo Freire

Comunidade participa de mostra de projetos do Território Paulo Freire
Atividades ocorreram nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

No meio de crianças, jovens e adultos que aproveitaram o feriado de Proclamação da República (15/11) para ir até a Escola João Frasseto, no Bairro Santa Luzia participar da mostra dos projetos de extensão do Programa Território Paulo Freire da Unesc, esteve o presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Manaus, Avelino Reissatti. Colaborando nas atividades realizadas durante a tarde e conhecendo melhor os 12 projetos oferecidos pela Universidade para a região da chamada “Grande Santa Luzia”, ele falou do quanto a atuação da Unesc junto à comunidade traz benefícios para a população. “O conhecimento que vem da Universidade fica aqui, é absorvido e levado para a vida”.

Reissatti participou do primeiro projeto do Território Paulo Freire na Vila Manaus, em 2014 e afirmou que as informações repassadas sobre Direito do Consumidor e Direito Trabalhista são utilizadas até hoje por ele na associação. “Os projetos realizados colaboram com a vida da comunidade”, comentou.

Mostra


Nas salas de aula da escola estiveram professores e alunos responsáveis pelas atividades de cada um dos 12 projetos do Programa. Em uma delas estava a aluna da décima fase do curso de Psicologia da Unesc, Isabela Tellis Rodrigues, bolsista no projeto “Habitat Saudável e Sustentável”. O projeto atua no Bairro Progresso com atividades em parceria entre os cursos de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e História e segundo a acadêmica, quer mostrar que um ambiente saudável para morar não diz respeito apenas ao espaço físico, mas também ao que está ao redor. “Conversamos com os moradores e demonstramos que todos são responsáveis pelo ambiente. Ainda desenvolvemos ações que possam materializar esses espaços de uso coletivo na comunidade”.

Já em outra sala estiveram a coordenadora da “Escola de Pais e Filhos”, a professora da Unesc Fabiane Ferraz. Ela e os bolsistas do projeto, alunos dos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Direito, realizaram uma roda de conversa com o tema “Direito”, envolvendo adultos e atividades de pintura facial apara crianças.

Segundo ela, foi apenas uma mostra do que o projeto faz há quatro anos em três escolas de diferentes Bairros. “A cada mês realizamos uma roda de conversa com os pais e outra com os filhos. A linguagem é adequada a idade dos participantes e os temas são trazidos pela própria comunidade. Além dos três cursos, temos a colaboração do Programa de Residência Multiprofissional”, explica. Além disso, a cada semestre os professores das escolas escolhem cinco temas e os alunos repassam suas dúvidas a serem sanadas durante um encontro.

Para a coordenadora do Programa Território Paulo Freire da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi bem prestigiado pela comunidade e cumpriu o objetivo de atender moradores de todas as idades e permitir que eles pudessem conhecer melhor o trabalho realizado.

A mostra contou ainda com apresentações musicais e de dança. Os visitantes também receberam lanche.

Território Paulo Freire

Há quatro anos, a Universidade realiza o Programa Território Paulo Freire, com  projetos em áreas como Saúde, Educação, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Meio Ambiente e Informática. Eles reúnem pessoas de todas as idades em atividades que visam levar conhecimento e colaborar com a melhoria da qualidade de vida. O Programa é realizado por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de novembro de 2017 às 18:31
Compartilhar Comente

Veículo off-road projetado por alunos de Engenharia Mecânica é apresentado ao público

Veículo off-road projetado por alunos de Engenharia Mecânica é apresentado ao público
Equipe Vulcano trabalha no projeto desde 2014 (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O resultado de trabalho de anos de estudantes e professores do curso de Engenharia Mecânica envolvendo ensino, pesquisa e extensão foi apresentado nesta terça-feira (14/11) na Unesc. O protótipo de um veículo off-road que leva apenas um piloto e que possa trafegar em terrenos com as mais diferentes condições de solo foi construído pela equipe Vulcano, vai participar do Baja Regional Sul 2017, uma competição que ocorre de sexta-feira a domingo (17 a 19/11) em Passo Fundo e vai reunir estudantes de engenharia do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Os vencedores se classificam para a etapa internacional do Baja.

O Projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia de todo o mundo com o objetivo de incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. A equipe Vulcano Unesc é formada por 15 estudantes e orientados por dois professores. A ideia de participar do Projeto Baja iniciou em 2014 com um grupo de estudantes de Engenharia Mecânica. A ideia foi amadurecida durante dois anos e em 2016 começou a ser tirada do papel com a orientação dos professores Guilherme Pickler e posteriormente com a participação também do professor Vangelo Manenti.

O Projeto Baja SAE e tem como diretriz apenas as especificações da SAE (Society of Automotive Engineers) que dizem respeito quanto ao motor utilizado e dimensões da estrutura. O restante, como o projeto, cálculos e construção é totalmente de responsabilidade dos alunos. Dentro do Vulcano, os acadêmicos dividem tarefas que vão da elaboração do projeto de protótipo, até de planos para a captação de apoiadores.

A reitoria da Unesc, Luciane Ceretta, parabenizou acadêmicos e professores pelo projeto e salientou a importância de iniciativas como a da equipe Vulcano para a formação de profissionais diferenciados, uma vez que o projeto se caracteriza como de extensão, reúne atividades de ensino e estimula a pesquisa. “Esse veículo é o resultado de trabalho e dedicação de cada um de vocês, que se empenharam aos finais de semana e feriados, inclusive, para tornar esse projeto uma realidade. Independente da competição do fim de semana, vocês já são vitoriosos. É um orgulha para a Unesc tê-los como alunos”, afirmou Luciane.

Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica da Unesc e um dos orientadores do Vulcano Baja, Guilherme Pickler, ele pode ser considerado uma oficina para o desenvolvimento e execução de projetos e uma oportunidade de os alunos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e de maneira interdisciplinar. Ele ressaltou o empenho e o espírito de equipe em todo o desenvolvimento do trabalho e que a intenção do Vulcano é que outros estudantes se junte à ideia, inclusive de mais cursos da Universidade.

Já o coordenador adjunto do curso de Engenharia Mecânica da Unesc, Adilson de Oliveira, enalteceu as parcerias que permitiram a realização do projeto, como com o IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e com o curso de Design – através dessa parceria, o estudante Anderson Paes desenvolveu a logomarca do Vulcano – além do forte apoio da Reitoria da Universidade e da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc).

Hector Amaro Virgínia, aluno da nona fase de Engenharia Mecânica fez parte do grupo de alunos a iniciarem o projeto na Universidade e afirmou que ver o veículo concluído gratificante. “Foi um trabalho em equipe que levou anos. E hoje apresentar ele ao público e participar do Baja Regional Sul 2017 é uma conquista muito importante para todos nós. Aprendemos muito com esse projeto”.

O lançamento do protótipo teve ainda a presença do vice-reitor, Daniel Preve, do diretor da UNA CET, Evanio Nicoleit, da chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes, e do coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth.

Saiba mais


O Projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos e teve a primeira competição em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE Brasil, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE Brasil. No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, em São Paulo. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de novembro de 2017 às 23:00
Compartilhar Comente

Pibid Educação Física expõe resultado de atividades desenvolvidas em escolas

Pibid Educação Física expõe resultado de atividades desenvolvidas em escolas
Evento reuniu acadêmicos de diversas fases do curso (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A noite de terça-feira (14/11) foi de troca de conhecimento entre acadêmicos do curso de Educação Física. Os bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) apresentaram para alunos da primeira fase do curso da Unesc, em forma de oficinas, o percurso do subprojeto nas escolas em 2017. No curso de Educação Física, fazem parte do Pibid 36 acadêmicos, quatro professores supervisores e dois coordenadores de área. As atividades envolvem cinco escolas.

As alunas Tainá Teixeira Cechinel (sexta fase) e Karolainy Benedetti (quinta fase) apresentaram os equipamentos construídos por alunos do nono ano do Bairro da Juventude ao longo de 2017. “Eles aproveitaram as oficinas disponíveis no Bairro e construíram aparelhos como cavalo com alças e argolas. Foi uma festa na escola, porque alunos de todas as séries queriam experimentar”, conta Tainá.

A professora da Escola Dionízio Milioli, do Bairro Ana Maria, em Criciúma, Sirléia Silvano, é um dos supervisores do subprojeto do Pibid Educação Física e comenta que a atuação dos acadêmicos da Unesc na escola traz benefícios não apenas para a formação de novos docentes, mas para os professores e alunos das unidades escolares. “Os acadêmicos passam um ano indo na escola toda semana. Nós professores da escola, temos encontros quinzenais na Universidade com os coordenadores do subprojeto. É uma troca e um compartilhamento muito ricos tanto para o estudante que está aprendendo a profissão, quanto para nós, que voltamos ao ambiente acadêmico. E tudo isso colabora com uma educação com mais qualidades, com professores mais capacitados e alunos mais interessados nas aulas”.

Segundo a coordenadora de área do Pibid, professora Vania Vitório, no dia 25 de novembro, os bolsistas juntamente com os professores supervisores das escolas participantes realizarão atividades extensivas do planejamento escolar. “Farão parte das atividades ginástica artística, dança (hip-hop, vanerão), atletismo, trilha, escalada, entre outras. Estarão envolvidos nas atividades cerca de 280 alunos”, conta Vania.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de novembro de 2017 às 21:49
Compartilhar Comente

Unesc recebe estudantes do Sul catarinense para os JISC

Unesc recebe estudantes do Sul catarinense para os JISC
Abertura ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe nesta quarta-feira, no sábado e no domingo, (15, 18 e 19/11), os JISC (Jogos Inter atléticos do Sul Catarinense). O evento, organizado por 15 Atléticas de Criciúma e Araranguá – 12 da Unesc, uma da Satc, uma do IFSC e uma da UFSC Araranguá – tem objetivo de incentivar a prática esportiva e a socialização entre os acadêmicos de diferentes cursos e instituições.

A abertura do evento esportivo ocorreu na noite desta terça-feira (14/11) e contou com a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta e do vice, Daniel Preve, além de coordenadores dos cursos de graduação da Universidade.

“Nosso objetivo é integrar e propagar o esporte no meio acadêmico, para que os participantes possam ter mais convivência com pessoas de outras áreas, havendo assim uma união universitária”, afirmou o presidente da LASC (Liga Atlética do Sul Catarinense), o acadêmico da Unesc João Pedro Bortolotto Nuernberg.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de novembro de 2017 às 18:49
Compartilhar Comente