AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc contribui na elaboração de políticas de resíduos para Criciúma

Unesc contribui na elaboração de políticas de resíduos para Criciúma
Ação tem o intuito de trazer melhorias ao município (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está colaborando de forma efetiva na elaboração de Projeto de Lei do Executivo para aprovação da política municipal de resíduos sólidos em Criciúma. Participa do processo a equipe do projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária, por meio de uma intervenção interdisciplinar. A iniciativa também conta com o envolvendo da Famcri (Fundação de Meio Ambiente) e da Secretaria de Infraestrutura e Procuradoria do Município.

O trabalho de cooperação da universidade foi socializado na tarde da última terça-feira (14/11) aos membros da COMAVH (Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc), com a apresentação do professor Mário Ricardo Guadagnin, coordenador do projeto. “O propósito é atuar na consolidação de política pública com a inquietação de defender a participação ativa de grupos sociais na tomada de decisões sobre problemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, amparados na materialização de lei municipal em consonância com legislação nacional em vigor, lei 12305/2010”, comentou o professor.

Segundo Guadagnin, a equipe extensionista protocolou um ofício apresentando contribuições técnicas ao legislativo municipal, que suspende a tramitação da matéria e a leva novamente até o poder executivo, para o seu aprimoramento. “A legislação de Criciúma encontra-se excessivamente atrasada no que se refere à implementação da política municipal de resíduos sólidos sete anos após a implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). A inclusão de tal temática na agenda do legislativo municipal necessita da revisão de alguns vícios formais que impedem sua implementação”, justificou o professor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de novembro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente

Pós realiza palestra para profissionais de Enfermagem sobre Estomaterapia

Pós realiza palestra para profissionais de Enfermagem sobre Estomaterapia
A especialidade será abordada em evento gratuito em 24 de novembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

Empreender: Desafios do Estomaterapeuta para o Futuro” é o tema da nova palestra que o Setor de Pós-Graduação da Unesc vai oferecer ao público. No dia 24 de novembro, os enfermeiros e professores da Universidade Karina Gulbis Zimmermann e Ronaldo Perfoll vão falar para profissionais de Enfermagem sobre a especialidade da prática do enfermeiro e como os profissionais que atuam na área devem se preparar para a atuação profissional nos próximos anos. A palestra ocorre na sala 1 do Bloco O da Universidade, às 19 horas e é gratuita.

Segundo a Sobest (Associação Brasileira de Estomaterapia), a especialidade foi instituída no Brasil em 1990 e é voltada para a assistência às pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação em busca da melhoria da qualidade de vida.

Karina é graduada em Enfermagem, especialista em Saúde da Família, em Didática e Metodologia do Ensino Superior e em Condutas de Enfermagem em Pacientes Críticos. É mestre em Enfermagem e membro da Sobest. Articula, orienta e presta assistência as pessoas com estomias, feridas e incontinências, através de projetos de extensão, pesquisa e voluntariado.

Perfoll é formado em Enfermagem e especialista em Estomaterapia, em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básica, em Didática e Metodologia do Ensino Superior e em Educação Profissional na Área da Saúde e é mestre em Ciências da Saúde. Articula, orienta e presta assistência as pessoas com estomias, feridas e incontinências.

Pós Unesc

Aos enfermeiros interessados em atuar na área, a Unesc está com inscrições abertas para a especialização em Enfermagem em Estomaterapia. Com duração de 20 meses, o curso tem aulas quinzenais às sextas-feiras das 19 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A pós-graduação tem o objetivo de preparar o enfermeiro para atuar no campo de Estomaterapia, voltado para à sistematização de assistência de Enfermagem, com enfoque na integralidade no atendimento, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente com estomias, feridas e incontinências.

Mais informações e inscrições com o Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no térreo do Bloco P, no campus universitário, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2017 às 17:39
Compartilhar Comente

A cada peça vendida, um passo mais próximos do conhecimento

A cada peça vendida, um passo mais próximos do conhecimento
Bazar dos alunos de Arquitetura e Urbanismo vai possibilitar uma viagem de estudos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Preços baixos e um grande objetivo em busca do conhecimento. Quem passar pelo hall dos blocos XXI nesta quinta-feira (16/11), vai encontrar assessórios, sapatos e roupas para todas as idades e estilos. As peças fazem parte de um bazar, promovido pelos acadêmicos da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo, que buscam recursos para a viagem de estudos anual. Os itens vão estar disponíveis até às 21 horas.

União

A acadêmica do curso Jerusa Lino explica que apesar do alto custo, a grande ajuda recebida e empenho dos estudantes vai tornar o objetivo possível. “A viagem vai custar caro, mas acreditamos que vamos conseguir. Estamos recebendo ajuda até de quem não vai participar. Aos poucos vamos encher nossa caixinha com os lucros do bazar e de outros projetos futuros, como uma rifa, venda de comidas, uma festa e até a venda de camisetas personalizadas”, afirmou.

Todas as peças foram coletadas pelas equipes da turma, que se dividiram em funções para organizar as tarefas da viagem.

Bazar nas redes

Quem não passar pelo campus pode adquirir sua peça pelo Instagram oficial do bazar, que movimentou as vendas ainda antes das peças estarem disponíveis no hall. “Assim que começamos a reunir as peças e postar as pessoas já buscaram informações pela rede. Quem quiser ver as roupas ou assessórios pode visitar o perfil instagram.com/Bazarq.Unesc”, contou a também estudante do curso Gabriela Mauricio.

Ela conta ainda que as peças que sobrarem vão fazer a alegria de alguém que necessita. “O que não vendermos aqui vai ter um fim solidário. Vamos reunir e doar a pessoas carentes, por meio de uma instituição que ainda não foi escolhida”, declarou.

A acadêmica de Letras Laura Pazini visitou o perfil na rede social e veio ver de perto suas escolhas. “Encontrei o perfil como sugestão no Instagram e fiquei curiosa. Hoje vim aqui para ver, além do que me interessei, as outras peças que não foram publicadas, e valeu a pena pelo preço e qualidade”, destacou.

O objetivo

Ainda sem data de partida, a turma busca recursos para ir as cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte em julho de 2018.  A atividade é vinculada a disciplina de Programa de Estudos da Cidade, da sétima fase.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de novembro de 2017 às 16:53
Compartilhar Comente

Serviços prestados à pessoa com deficiência são discutidos em evento no campus

Serviços prestados à pessoa com deficiência são discutidos em evento no campus
Encontro reuniu representantes de entidades, da Unesc e do INSS (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Discutir os serviços prestados pelo INSS às pessoas com deficiência, como o Serviço Social e o Benefício de Prestação Continuada foi o objetivo de um encontro realizado nesta terça-feira (14/11) pelo projeto de extensão da Unesc “Inclusão produtiva de pessoas com deficiência: Caminhos para a mitigação das barreiras da educação e da acessibilidade urbana”. O evento reuniu representantes de entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência, do INSS e professores e acadêmicos da Universidade.

Participaram do encontro o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma, Claudio Pacheco; a presidente da Judecri Elza Duarte de Jesus; as assistentes sociais do INSS Caren Delfino e Eliane Aparecida Coelho de Oliveira e estudantes pesquisadoras do projeto de extensão: Beatris Pizzoni de Freitas, Nadioreth Samba Carimba Feliciano, Juliana Justino, Sara Bortoluzzi Brogni. O projeto é financiado e apoiado pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) e DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), ambos da Unesc.

A assistente social do INSS Caren Delfino fez uma apresentação sobre a instituição e explicou os serviços prestados, bem como a legislação que dá suporte aos benefícios e ao atendimento do serviço social. Esses esclarecimentos trouxeram subsídios para a construção do plano de formação para a inclusão produtiva de pessoas com deficiência, que será proposto pelo projeto de extensão da Universidade.

Segundo a coordenadora do projeto, Natália Martins Gonçalves, que mediou os trabalhos as discussões foram muito bem acolhidas pelos representantes das pessoas com deficiência. “Eles ressaltaram a importância do projeto de extensão da Unesc, quando este cria os espaços e as possibilidades para o conhecimento dos direitos e dos serviços que são disponibilizados pelos órgãos governamentais. Além disso esclarece dúvidas sobre os trâmites legais e uma maior compreensão da organização das instituições brasileiras”, afirmou a professora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2017 às 11:34
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Administração participam de Seminário Interdisciplinar

Acadêmicos do curso de Administração participam de Seminário Interdisciplinar
Atividades foram realizadas de agosto a novembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

O SIA (Seminário Interdisciplinar de Administração), que envolve acadêmicos de diversas fases do curso, encerrou as atividades após quatro meses de trabalho integrando ensino, pesquisa e extensão. O SIA leva os estudantes e terem contato com a esfera organizacional. Durante as atividades, os alunos da primeira fase do curso de Administração escolheram as empresas, coletaram os dados por meio de entrevistas, observação e dados secundários, articulam esses dados com os conteúdos aprendidos nas cinco disciplinas cursadas no semestre.

O Seminário ocorreu de agosto até a primeira semana de novembro e envolveu as disciplinas de: Teoria Geral da Administração I; Organização, Sistemas e Métodos;  Administração de Comércio Exterior; Gestão de Marketing I e Metodologia Cientifica e da Pesquisa.

Os acadêmicos foram orientados pelas professoras Almerinda Bianca Bez Batti Dias e Cleusa Ronsani.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2017 às 10:56
Compartilhar Comente