Mostra Arte Animal leva crianças a abraçarem o valor da natureza
O amor pelos animais já vive no coração da pequena Marina Colombo por meio do seu cachorro Scooby Doo. Mas depois de participar do projeto do Museu de Zoologia ela aprendeu a gostar de todos os animais, inclusive o Dragão de Komodo, “Ele é um lagarto muito grande”, comentou animada. Marina tem apenas sete anos, mas já quer fazer a diferença no mundo protegendo a natureza.
Ela fez parte do grupo de 100 crianças do Colégio Marista a participar da 9ª Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia da Unesc, que ocorreu nesta quinta-feira (9/11). O encontro, que este ano traz como tema ““Animais que habitam os biomas do Brasil”, faz parte de um programa educativo do Museu que tem o objetivo de promover a consciência ambiental por meio da integração entre arte e ciência, com a realização de exposições artísticas e culturais, fortalecendo o vínculo educativo entre as instituições de ensino de Criciúma e região.
Além de conhecer o Dragão de Komodo, Marina também se surpreendeu com outras espécies. “Eu aprendi que cada animal tem o seu papel na natureza e o meu é de cuidar dela. Se eu tiro alto da natureza eu preciso repor, como plantar novas arvores. São tantos os animais que eu não sabia que existia, como o Sapo Dourado por exemplo, ou o Tuiuiú, que parece um Avestruz”, comentou a pequena entusiasmada.
Da escola à Universidade
O diretor do Colégio Marista, José Carlos Pereira, comentou sobre a parceria com a Unesc, que já ocorre há seis anos. Além disso, ele reforçou a importância de valorizar a natureza. “Uma sociedade não se constrói sem o respeito à natureza e ao sistema como um todo. Esse projeto ajudou nossas crianças a formarem a consciência, o respeito e a admiração ao ambiente em que vivemos”, ressaltou.
A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, comentou sobre a associação da arte e da ciência dentro do projeto. “As crianças despertam a curiosidade, a criatividade e a imaginação. Nossos pequenos artistas criam obras lindas, trazendo vida, alegria e contentamento à Unesc. As artes das crianças têm um valor imensurável, elas transitem um sentimento puro e verdadeiro por meio das telas”, ressaltou.
Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, o projeto do Museu de Zoologia reforça a Unesc como Universidade Comunitária, que atua no Ensino, na Pesquisa e na extensão.
Visite a exposição
Ao longo do ano letivo são realizadas atividades na escola e no museu para, incentivando a criatividade e a sensibilização ambiental. Na escola, os estudantes participam de estudos sobre as cores, texturas, expressão artística e produção de obras. Também aprofundam o conhecimento sobre os animais relativos à temática escolhida, bem como sobre a consciência planetária. Já no Museu, os alunos fazem visitas direcionadas ao tema escolhido para o ano letivo e participam de aulas teórico-práticas.
As telas, confeccionadas pelos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, ficarão em exposição nos espaços expositivos do Museu de Zoologia no Bloco S durante as duas próximas semanas.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de novembro de 2017 às 22:19Unesc na Praça leva serviços e atividades para Sombrio neste sábado
Estudantes e professores da Universidade vão levar um pouco do conhecimento produzido na Instituição, por meio de serviços, atendimentos e orientações para os moradores de Sombrio. No sábado (11/11), ocorre o Unesc na Praça, das 9 às 17 horas, ao lado da Igreja Matriz, e vai reunir em um só espaço mais de 20 projetos de extensão, uma pequena feira das profissões, com informações sobre os cursos e as possibilidades de bolsa de estudos e financiamento, atividades culturais e equipes dos cursos da área da saúde realizando serviços e dando orientações.
Segundo a assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi um convite do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Sombrio e da AEUS (Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio), para que a Universidade mostrasse um pouco das oportunidades que oferece, dos cursos e dos projetos de extensão durante o Sábado Mais promovido pela CDL.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2017 às 21:33Estudantes da rede municipal participam de sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma
Uma série de ações com o intuito de promover a sustentabilidade do ambiente de vida foram promovidas pelo projeto de extensão “Ambiente e Cidadania: Educação ambiental nas escolas do Território Paulo Freire” desde 2016. Eles atuaram junto aos estudantes da Escola Caetano Ronchi, em diversas oportunidades. Essas atividades foram levadas até a Câmara de Vereadores Mirins de Criciúma, na tarde desta terça-feira (7/11). Os alunos participaram do plenário por meio da leitura de cartas, além de expressas suas preocupações apresentando reivindicações para os vereadores mirins.
“Foi entregue uma carta lida por uma das estudantes da escola e as outras cartinhas escritas pelos demais estudantes também falando de suas preocupações com a APP (Área de Preservação Permanente) do Bairro, assim como de outros problemas ambientais lá encontrados e solicitando parceria dos vereadores e políticos da cidade. A semente foi plantada”, comentou a coordenadora do projeto Maristela Giassi.
Participaram do encontro, a direção da escola, representantes de pais e professores, além de extensionistas do projeto. “A preocupação com a vida e com a sua complexidade nas interações biológicas, físicas, químicas e sociais, foram tratadas com as crianças na escola que souberam dar o seu recado nesta sessão com os vereadores mirins”, comentou Maristela.
O projeto também é coordenado pelos professores Elizabeth de Siervi, Dourival Giassi, e recebe apoio dos bolsistas Mateus Guimarães e Isadora Dal Magro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de novembro de 2017 às 21:28Curso de Direito recebe homenagem da OAB de Criciúma
O curso de Direito da Unesc foi homenageado na noite desta quarta-feira (8/11) com uma medalha alusiva aos 40 anos da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A homenagem foi entregue em sessão solene da Câmara de Vereadores de Criciúma realizada na sede da OAB do município.
O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, comentou que a medalha foi entregue em virtude da parceria estabelecida entre o curso de Direito e a Ordem, bem como pelos relevantes serviços prestados para o ensino jurídico da região.
Segundo o coordenador do curso de Direito João Carlos Medeiros Júnior, a solenidade homenageou pessoas e entidades que colaboraram com a OAB Criciúma ao longo de seus 40 anos. A Unesc, além de formar profissionais da área, tem representação na entidade. Preve é presidente da subcomissão de Estudos e Ensino Jurídico da OAB e Medeiros, conselheiro da Ordem. “A Unesc participa de discussões importantes sobre o ensino jurídico na região, alinhado ao debate que ocorre em todo o país. Isso tem reflexo no ensino oferecido aos nossos estudantes”, afirmou.
A homenagem foi uma proposição do vereador Júlio Kaminski e a sessão solene contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Julio Colombo, o presidente da OAB de Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas, e o presidente da subseção da OAB Criciúma, Fábio Jeremias de Souza.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2017 às 20:02Projeto de extensão ensina crianças sobre igualdade social e sustentabilidade
Um dia para aprender sobre igualdade social e sustentabilidade. O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” visitou as crianças do primeiro e quarto ano da escola Bairro Bortolotto de Nova Veneza. Durante a aula especial, que ocorreu na última terça-feira (7/11), eles participaram de atividades educativas e de conscientização.
A bolsista Karen Meller contou que durante o encontro as crianças mostraram um bom entendimento sobre o tema. “Com a turma do primeiro ano foi contada a história da "Joaninha que não tinha pintinhas", abordando o tema de igualdade social. Foi muito gratificante ouvir a opinião dos pequenos, que chegaram a comentar que se todos nós fossemos iguais, não teria graça”, destacou.
A atividade com a temática sustentabilidade foi promovida com a turma do quarto ano e contou “A história das coisas”. “Foi um painel dinâmico que mostra o mundo como era quando foi formado, e conta a história de como as coisas foram mudando. Falamos sobre a extração dos recursos naturais, consumismo, poluição e outros assuntos relacionados”, completou Karen.
O projeto é coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffman e Miriam da Conceição Martins.
As atividades são realizadas nas escolas de Criciúma e região, pelas bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso, com o apoio dos voluntários Jonata Furtado Teixeira e Antuní Tomé Gomes Crescêncio.
Zenaide Topanotti, técnica do Laboratório de Ensino de Ciências da Universidade é voluntária do projeto, participando das atividades nas escolas e confeccionando materiais didáticos. Zenaide ainda recebe as crianças no laboratório na Unesc.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 09 de novembro de 2017 às 14:02
Newsletter
RSS