AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Empresas podem colaborar com projetos culturais da região

Empresas podem colaborar com projetos culturais da região
Unesc em Dança pode receber recursos por meio da Lei Rouanet (Foto: Arquivo) Mais imagens

As empresas podem contribuir para o desenvolvimento da região também ao apoiar a cultura. Por meio da Lei Rouanet, os empresários podem destinar doações a projetos culturais aprovados pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e colaborar para que a população tenha disponíveis mais exposições e espetáculos como de dança, música e teatro.

Ao destinar parte do Imposto de Renda devido a projetos culturais da região (pessoa jurídica pode optar por desconto de até 4%), a empresa terá isenção de 100% do valor no imposto investido. Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, além da isenção fiscal, os apoiadores ainda têm a sua marca divulgada. “Apoiar projetos culturais em Criciúma é pensar no potencial agregador da cultura para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir o direito constitucional de acesso à cultura. Quem investe em cultura é sempre bem visto”, afirma Amalhene.

A Unesc possui dois projetos aprovados pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura que podem captar recursos:

3ª Coletiva de Artistas do Sul: exposição coletiva de artistas de Santa Catarina com o tema “Arte e Cultura Regional”, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura. Serão apresentadas 20 obras de artistas do Estado, de 3 de agosto a 30 de setembro de 2017. A mostra ocorrerá no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”.

18° Unesc em Dança: um espetáculo de artes cênicas na linguagem da dança, que apresentará o panorama da dança na região Sul do Brasil, sob um aspecto não competitivo, proporcionando a integração e a capacitação técnica e artística dos participantes. A comunidade terá acesso gratuito e os grupos selecionados receberão cachê cultural. O evento ocorrerá no Teatro Municipal Elias Angeloni, em outubro de 2017.

Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Unesc, pelo e-mail cultura@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de janeiro de 2017 às 10:00
Compartilhar Comente

Inscrições para ingresso pelos processos seletivos especiais abertas

Inscrições para ingresso pelos processos seletivos especiais abertas
Interessados podem se inscrever até 6 de fevereiro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Quem quiser ingressar na Unesc por meio dos processos seletivos especiaistransferência externa, reingresso e ingresso com curso superior – pode fazer sua inscrição até 6 de fevereiro de 2017. A Universidade oferece vagas em mais de 40 cursos de graduação presenciais ou a distância nas áreas de engenharia, tecnologia, saúde, educação e ciências sociais aplicadas, com ingresso no primeiro semestre de 2017.

Para participar dos processos seletivos, o candidato deve procurar a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), preencher o formulário e apresentar a documentação solicitada.

As vagas para transferência externa (ingresso de aluno de outras instituições de ensino superior), reingresso (retorno de acadêmicos que estavam em situação de trancamento ou abandono em cursos da Unesc) ou ingresso com curso superior (alunos que já concluíram graduação) serão preenchidas conforme o limite disponível em cada curso e de acordo com a classificação do candidato a partir da análise do seu histórico escolar, seguindo resolução específica da Instituição e do curso.

O resultado dos processos seletivos especiais será divulgado em 15 de fevereiro de 2017 no portal unesc.net e as matrículas dos classificados ocorre nos dias 16 e 17 de fevereiro.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de janeiro de 2017 às 19:20
Compartilhar Comente

Unesc expande atuação para o Vale do Itajaí

Unesc expande atuação para o Vale do Itajaí
Universidade terá polo em Ascurra (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc terá uma extensão de suas atividades em Ascurra, localizada no médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O Instituto Véritas, será um polo de cursos de pós-graduação a distância onde serão oferecidas 19 especializações nas áreas Empresarial, Educação, Saúde e de Engenharias e Tecnologias. As especializações foram pensadas para colaborar com o aprimoramento profissional de pessoas que querem investir em sua carreira, mas não tem possibilidade de se deslocar até a Universidade ou mesmo para quem precisa de uma flexibilidade maior para fazer seus horários de estudo.

O Instituto Véritas desenvolve atividades em educação continuada desde o ano 2000 e em 2007, iniciou a oferta de cursos nas áreas da Educação, Humanidades, Administração e Administração Pública na plataforma EAD (Ensino a Distância). O Instituto atua com a execução de inúmeros cursos para escolas da rede estadual, ONGs, comunidade acadêmica e seminário de Educação de municípios da região do médio Vale do Itajaí.

A escolha dos polos e parceiros para a oferta de cursos de pós-graduação EAD da Unesc se deu por meio de um edital e pela análise de diversos fatores, desde natureza do candidato até estrutura. A Unesc desenvolveu um programa de Gestão dos Polos que define como será o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas. “A ideia é que o trabalho seja desenvolvido em rede e que os polos sejam uma extensão da Universidade. Por isso o cuidado para que os alunos do EAD tenham o mesmo suporte que encontrariam no campus da Unesc”, afirma a coordenadora do SEAD (Setor de Educação a Distância) da Universidade, Graziela Giacomazzo.

As aulas da pós EAD da Unesc são todas virtuais, facilitando que os estudantes acompanhem as atividades em horários e locais que julgarem mais adequados as suas necessidades. No Instituto Véritas os pós-graduandos realizarão as provas presenciais, a apresentação e defesa do trabalho de conclusão e receberão o atendimento que necessitarem.

Parceiros com os mesmos valores


Segundo o professor Sandro Luiz Bazzanella, um dos diretores do Instituto Véritas, a proposta de trabalho da Unesc vem ao encontro do que o Instituto desenvolve para contribuir na construção do conhecimento como possibilidade de efetivação de um mundo mais humano e solidário e proporcionar aos profissionais a busca dos princípios de uma Educação que possibilite o desenvolvimento de habilidades e competências. Para ele, o Ensino a Distância é uma importante estratégia para permitir que mais pessoas tenham acesso à Educação e como consequência, a novas oportunidades.

“O projeto que a Unesc nos apresentou tem qualidade e vem ao encontro da filosofia do Instituto Véritas. A Unesc é uma instituição com credibilidade e além disso, é uma Universidade Comunitária e como tal,  vem colaborando para levar a Educação aos diversos municípios. Estas universidades têm grande importância para o desenvolvimento de Santa Catarina”, comenta. Ainda de acordo com Bazzanella, o polo em Ascura deve incentivar pessoas do município e arredores a investirem em sua carreira e como resultado, novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Unesc Virtual


A pós EAD Unesc tem polos/parceiros em Santa Catarina, nas cidades de Ascurra, Criciúma, Curitibanos e Palhoça e no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Entre as opções de cursos na área Empresarial, a Universidade oferece especialização em Gestão Empresarial, em Recursos Humanos, em Gestão de Marketing, em Logística Empresarial e em Gestão Jurídica Empresarial.

Já na área da Educação, as opções são em Docência na Educação a Distância, Docência Universitária, Alfabetização e Letramento e Gestão Escolar. Na área da Saúde, os profissionais podem optar por Atenção a Saúde Integral em Nefrologia, Atenção a Saúde Integral em Neurologia, em Atenção Integral em Saúde Mental e Psicossocial, em Atenção a Saúde Integral em Oncologia, em Gestão em Saúde e em Saúde Integral em Cardiologia.

Para quem se interessa por Engenharias e Tecnologias, a pós a distância da Unesc oferece cursos em Inovação Tecnológica na Construção Civil, Inovação Tecnológica em Engenharia da Produção, Inovação e Tecnologia Ambiental e Gestão de Processos de Desenvolvimento de Software.

Os interessados em fazer os cursos de especialização a distância podem se inscrever pelo link. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2767.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de janeiro de 2017 às 18:41
Compartilhar Comente

Pacientes com Parkinson têm melhoras significativas com projeto da Unesc

Pacientes com Parkinson têm melhoras significativas com projeto da Unesc
Valdemiro deixou a cadeira de rodas por conta dos exercícios (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Aos 66 anos Valdemiro Henrique foi diagnosticado com o mal de Parkinson, uma doença degenerativa que atinge cerca de 4 milhões de pessoas no mundo. Há alguns meses atrás, ele teve uma complicação e acabou indo parar em uma cadeira de rodas. Mas o que Valdemiro não esperava é que a Unesc poderia ajudar. Hoje ele já consegue andar sozinho, sem nem precisar de muletas, e se sente melhor a cada dia de tratamento.

A melhora se deu por conta dos exercícios físicos desenvolvidos pelo projeto de pesquisa da mestranda do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), Hérica Salvaro. Para Valdemiro, que já havia feito diversos outros tratamentos, a melhora foi uma grande surpresa. “Esse foi o único tratamento que deu certo pra mim. Os exercícios me ajudaram a voltar a andar, minhas pernas têm mais força agora, cada dia é uma evolução diferente”, comentou.

Além dos exercícios, Valdemiro também criou um grande vínculo com equipe do projeto e com os seus colegas de tratamento. “Eles atendem a gente muito bem aqui na Unesc. O carinho é o melhor remédio para nós. Sinto falta quando não é o dia de encontro do grupo, somos todos grandes amigos”, ressaltou.

Entenda o Parkinson

Segundo Hérica Salvaro, a principal característica da doença é a degeneração dos neurônios dopaminérgicos. “Esses neurônios são responsáveis principalmente pelo nosso movimento. Por isso que as pessoas com a doença apresentam tremor, dificuldade para caminhar, postura afetada, entre outros sintomas”, contou a mestranda.

Hérica afirmou ainda que diversos estudos apontam o exercício físico como ferramenta para reduzir a degeneração desses neurônios específicos, o que serviu como ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa na Unesc. “Com a prática eles sentem melhora na caminhada, na postura, diminuição do tremor, diminuição do risco de quedas, melhora do equilíbrio e de outros sintomas”, ressaltou.

Pesquisa é a chave para o tratamento

O tratamento é todo baseado em estudos, ele inclui exercícios de aquecimento, fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e coordenação, exercícios respiratórios além de exercícios de reabilitação vestibular. As atividades são realizadas três vezes por semana, durante 50 minutos aproximadamente, sempre no período matutino.

Para Hérica, melhorar a vida das pessoas por meio da pesquisa é uma grande conquista. “Quando se trabalha com pesquisa, temos que ter dedicação exclusiva, dias de estudos, de testes, experimentos, temos que ter uma entrega total, porém quando teremos os resultados em mãos e quando olhamos os pacientes felizes e cada vez melhores, com certeza tudo isso vai ter valido a pena. É gratificante saber que não serão só essas pessoas beneficiadas e sim as pessoas com Parkinson do mundo inteiro”, contou a mestranda.

A vida do Ademar também mudou


Outro participante do projeto que sentiu uma evolução grande foi o Ademar Pacheco. Hoje ele sente uma segurança muito maior para caminhar, segurar objetos e diversos outros movimentos diários. “Desde que adotei o exercício a minha vida mudou. O Parkinson muitas vezes trava os meus movimentos, mas quando me sinto assim em casa já faço alguns exercícios orientados pela equipe e me sinto melhor”, comentou.

Ademar também ressaltou a grande família que ganhou com o projeto. “Além de sentir a minha melhora, ver os meus amigos evoluindo diariamente, junto comigo, também traz uma felicidade muito grande. Nós nos unimos muito e isso dá força para todos nós”, afirmou. 

O projeto

O projeto, intitulado “Efeitos do Exercício Físico sobre a Resposta Inflamatória Sistêmica, Parâmetros de Estresse Oxidativo Plasmático e Sistema Vestibular em Pacientes com Doença de Parkinson”, tem orientação do professor Ricardo Pinho e ocorre no Lafibe (Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício) da Unesc.

“Durante anos o meu grupo vem estudando em animais os efeitos do exercício sobre diversos mecanismos celulares na doença de Parkinson. Foi com base nisso que estamos promovendo uma translação daquilo que encontramos neste estudos, aplicando agora em humanos, com o objetivo central em reduzir a progressão da doença e melhorar a condição de vida desses pacientes”, comentou Pinho.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima - mayralima@unesc.net 18 de janeiro de 2017 às 14:38
Compartilhar Comente (4)

Unesc oferece benefício para funcionários de empresas conveniadas

Unesc oferece benefício para funcionários de empresas conveniadas
Matriculados até 31 de janeiro podem participar dos Descontos Corporativos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Para quem já desenvolve uma atividade profissional e quer investir em sua carreira, a Unesc oferece os Descontos Corporativos. Direcionado para funcionários de empresas conveniadas, eles beneficiam os estudantes com 15% de desconto nas mensalidades durante todo o curso de graduação. É uma oportunidade para quem quer se qualificar e conquistar novos espaços dentro do mercado de trabalho.

O benefício é válido para as matrículas feitas até o dia 31 de janeiro de 2017, e oferece vagas em diversos cursos da Universidade.

Para solicitar os Descontos Corporativos, o candidato precisa ter sido aprovado em um dos processos seletivos da própria Universidade, como o Escolha Unesc, cujas matrículas devem ser feitas presencialmente na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus e por ordem de chegada.  Para quem deseja ganhar tempo é só acessar (clique aqui), adiantar o formulário de inscrição e saber mais sobre o processo.

Pelo Escolha Unesc, a seleção para entrar na universidade, no primeiro semestre de 2017, ocorre pelo histórico escolar. Se o candidato tiver média no Ensino Médio de no mínimo 6 pontos, preencher os demais critérios de seleção exigidos – e de acordo com a disponibilidade de vagas do curso escolhido – poderá efetuar a matrícula no mesmo período da inscrição. Nesse momento, os profissionais devem solicitar o Descontos Corporativos, tendo em mãos a Carteira de Trabalho e contracheque ou folha de pagamento dos últimos três meses, comprovando seu vínculo em uma empresa conveniada, cuja lista será divulgada no site e diretamente na Unesc.

Vale lembrar que este benefício não é acumulativo com outros descontos ou bolsas de estudos e que deverá ser renovado a cada semestre na Centac por meio da documentação que comprove a manutenção do vínculo.

As empresas que desejarem se conveniar, devem entrar em contato com a Centac pelo telefone (48) 3431-2545 ou pelo e-mail centac@unesc.net.

Saiba mais


Escolha Unesc

Descontos Corporativos

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de janeiro de 2017 às 18:54
Compartilhar Comente