AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc sediou Projeto Prosperidade Sul Catarinense hoje (22)

Unesc sediou Projeto Prosperidade Sul Catarinense hoje (22)
Davi Carrer Mais imagens

Lideranças econômicas, comerciais, industriais, políticas, sociais e culturais dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera estiveram reunidos esta tarde (22) no campus da Unesc para o quarto e último seminário de nivelamento do projeto Prosperidade Sul Catarinense. O secretário de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Geraldo Althoff, e o secretário econômico da Secretaria de Planejamento do Estado de SC, Sérgio Sachetti, apresentaram Aspectos Históricos, Culturais e Econômicos da região. A secretária de Programas Regionais do Ministério de Integração Nacional, Márcia Regina Sartori Damo, abordou a Integração Nacional: Uma Necessidade para o Desenvolvimento. O evento é uma promoção conjunta do Grupo RBS, Unesc e Unisul e tem como objetivo estimular a integração e o desenvolvimento do Sul Catarinense.

 

Frases

 

- “Precisamos crescer de forma integrada para que nosso futuro seja promissor”. Douglas Warmiling, prefeito de Siderópolis.
- “É fundamental o interesse conjunto com as temáticas da região como um todo, sem particularismos”. Márcio Búrigo, prefeito em exercício de Criciúma.
- “Precisamos selecionar projetos estratégicos que contribuam, efetivamente, para a integração do Sul catarinense”. Luiz Fernando Cardoso, secretário regional de desenvolvimento.
- “O projeto Prosperidade é um novo jeito de estarmos juntos, em toda sua plenitude. É integração com uma nova forma, que luta para que o desenvolvimento seja feito por todos para todos.” Márcio Fiori, vice-reitor da Unesc.

 

Região Sul

 

A região Sul de Santa Catarina é formada por 44 municípios, que se organizam em três associações: Amrec, Amesc e Amurel, e onde atuam cinco Secretarias de Desenvolvimento Regional, sediadas em Laguna, Tubarão, Braço do Norte, Araranguá e Criciúma. Essas 44 cidades juntas totalizam uma área de 9.722,45 km2, onde residem 903.373 habitantes. O PIB (Produto Interno Bruto) da região é de R$ 10.329,5 bilhões, que equivale a 11,1% do PIB de SC. A região é responsável por 5,3% das exportações e 9,1% das importações de SC. Também responde por 7,3% do ICMS e 7,8% da receita federal. Com 0,810 de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), é a penúltima região mais pobre do Estado.

 

Próximo passo

 

Terminada esta etapa hoje, o próximo passo será a realização do Seminário de Consolidação, que mudou de data e passou de 19 de novembro para 3 de dezembro na Unisul. Até lá, funcionários das Secretarias de Desenvolvimento Regional, treinados pelo corpo técnico das duas universidades, concluirão cerca de três a cinco projetos de cada microrregião. Todos esses projetos serão debatidos e votados em Tubarão. Os escolhidos, farão parte de um documento, que representará as necessidades prioritárias do Sul catarinense.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

22 de outubro de 2009 às 16:56
Compartilhar