AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reprodução de preconceitos na escola é abordada em evento do Grupheme

Reprodução de preconceitos na escola é abordada em evento do Grupheme
Zeca Virtuoso Mais imagens

"A escola não apenas reproduz preconceitos, desigualdades, posições hierárquicas e normativas – a escola também os produz em seus múltiplos processos". A afirmação é da professora doutora Cristiani Bereta da Silva, da Udesc, feita durante a palestra "Escolarização e a produção de desigualdades sexuais e de gênero", que abriu o 1º Encontro Interdisciplinar Gênero e Educação. O evento iniciou na noite de ontem, e tem continuidade durante todo o dia de hoje, numa promoção do Grupheme (Grupo de Estudos Gênero e Educação).

Segundo Cristiani, os diferentes fazeres pedagógicos sempre envolvem relações de poder, portanto, nunca são neutros em seus efeitos e resultados. "Que efeitos e resultados temos produzido em nossos alunos e alunas no cotidiano da sala de aula, para além de conteúdos curriculares?", questiona. Como resposta, a palestrante destaca que "a escola não apenas reproduz preconceitos, desigualdades, posições hierárquicas e normativas – a escola também os produz em seus múltiplos processos".

A primeira conferência teve a participação da professora doutora Giani Rabelo, como coordenadora da mesa.

Programação

A programação do encontro privilegiou um bom número de educadores, com a oficina "Diversidade e sexualidade na educação", realizada na manhã desta sexta e também, prevista para ser realizada na parte da tarde. A conferência "Transexualidade e processo transexualizador" encerra a programação da noite, a partir das 19h30, no auditório Ruy Hülse. A palestrante será a psicóloga Marlene Inácio, que atua na área clinica e hospitalar do Programa de Transgenitalização da endocrinologia do Hospital da Clinicas de São Paulo. O coordenador da mesa será o professor Jailton  Gomes.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

09 de outubro de 2009 às 14:30
Compartilhar