Trabalho de aluna aborda método de prevenção postural para gestantes
Orientada pelos professores Lisiane Fabris Chiumento e Kristian Madeira, Carolina realizou o estudo "Hipercifose torácica em gestantes: prevalência pelo método flexicurva", tendo como amostragem 43 grávidas de Criciúma, entre 19 e 44 anos. Como resultado, constatou a prevalência de hipercifose (corcunda) entre as mulheres pesquisadas e a eficiência do método preventivo, muito empregado nos Estados Unidos e ainda pouco conhecido no Brasil - até o momento, somente três trabalhos científicos (incluindo o de Carolina) foram realizados no país.
Régua flexível
O desenvolvimento do método consiste na moldagem de uma régua flexível sobre a coluna da gestante, que é transcrita em papel milimetrado, onde são feitas as mensurações sobre as distâncias entre as curvaturas lombares, a partir das quais são verificadas as alterações.
O estudo de Carolina sugere a capacitação dos profissionais de saúde para a utilização do método, uma vez que sua aplicação poderia beneficiar muitas pessoas, não somente as gestantes, pela facilidade de execução e pelo baixíssimo custo (a régua custa cerca de R$ 45,00 e seu uso é ilimitado, e um bloco de papel milimetrado com 100 folhas custa R$ 22,00). Jovens, adultos e idosos poderiam desenvolver um acompanhamento efetivo de suas condições posturais, visando, sobretudo, à prevenção.
São co-autores do artigo a acadêmica Franciele Formigoni Canever e o professor Willians Cassiano Longen. 25 de agosto de 2008 às 14:51
Newsletter
RSS