AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Trabalho de aluna aborda método de prevenção postural para gestantes

Trabalho de aluna aborda método de prevenção postural para gestantes
Divulgação Mais imagens
As mulheres grávidas sofrem alterações posturais durante o período gestacional, em razão do sobrepeso que adquirem, causando problemas na coluna. A prevenção contra estas alterações é objeto central do artigo da acadêmica de Fisioterapia da Unesc Carolina Casagrande Mezzari, classificado em terceiro lugar no 9º Congresso Paranaense de Ortopedia da SBOT (Sociedade Brasileira  de Ortopedia e Traumatologia) e 8ª Jornada Paranaense de Fisioterapia  Traumato Ortopédica, realizados em Curitiba na última semana.

Orientada pelos professores Lisiane Fabris Chiumento e Kristian Madeira, Carolina realizou o estudo "Hipercifose torácica em gestantes:  prevalência pelo método flexicurva", tendo como amostragem 43 grávidas de Criciúma, entre 19 e 44 anos. Como resultado, constatou a prevalência de hipercifose (corcunda) entre as mulheres pesquisadas e a eficiência do método preventivo, muito empregado nos Estados Unidos e ainda pouco conhecido no Brasil - até o momento, somente três trabalhos científicos (incluindo o de Carolina) foram realizados no país. 

Régua flexível

O desenvolvimento do método consiste na moldagem de uma régua flexível sobre a coluna da gestante, que é transcrita em papel milimetrado, onde são feitas as mensurações sobre as distâncias entre as curvaturas lombares, a partir das quais são verificadas as alterações.

O estudo de Carolina sugere a capacitação dos profissionais de saúde para a utilização do método, uma vez que sua aplicação poderia beneficiar muitas pessoas, não somente as gestantes, pela facilidade de execução e pelo baixíssimo custo (a régua custa cerca de R$ 45,00 e seu uso é ilimitado, e um bloco de papel milimetrado com 100 folhas custa R$ 22,00). Jovens, adultos e  idosos poderiam desenvolver um acompanhamento efetivo de suas condições posturais, visando, sobretudo, à prevenção.

São co-autores do artigo a acadêmica Franciele Formigoni Canever e o professor Willians Cassiano Longen. 25 de agosto de 2008 às 14:51
Compartilhar