AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Diretora de Negócios da Nokia aborda oportunidades a serem exploradas a partir do 5G

Diretora de Negócios da Nokia aborda oportunidades a serem exploradas a partir do 5G
Vanessa Vieira instigou participantes a imaginarem as novas possibilidades que se avizinham com a nova tecnologia Mais imagens

Desde a possibilidade de comunicação via linhas telefônicas, passando pelas mensagens de texto até a intensa conexão oportunizada em todo o mundo por meio da tecnologia, a trilha de oportunidades abertas a partir dos avanços da tecnologia, especialmente da internet, foram assuntos, na noite desta quinta-feira (27/10), na palestra proferida pela a diretora de negócios da Nokia, Vanessa Vieira. A convidada integrou uma das principais atividades da intensa programação da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

A abordagem da temática em alta em todo o país chamou a atenção de acadêmicos da Unesc, professores, visitantes e da comunidade externa, que assistiu atenta a abordagem intitulada como “5G no Brasil: O Olhar da Nokia Sobre o Cenário”.

Na bagagem trazida do Rio de Janeiro, de onde traz uma vasta experiência no universo da tecnologia, Vanessa fez questão de desmistificar ideias em torno do 5G e exemplificar a forma com que a este novo passo dado significa parte expressiva em um cenário de revolução industrial.

“Nós estamos fazendo parte da história. Vamos poder falar para nossos netos que participamos da chegada do 5G. Para se ter ideia, o autor Henrik von Scheel, responsável por cunhar o termo ‘quarta revolução industrial’ para o momento em que estamos vivendo, define esta situação como a maior mudança tecnológica, de estrutura e complexidade que já vivenciamos nos últimos 250 anos, ou seja, algo sem precedentes”, pontuou.

Falar sobre isso e oportunizar a troca de experiências com a palestrante, especialmente no maior evento acadêmico institucional, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é mostrar para toda a comunidade a importância da participação da Universidade em momentos decisivos da história em nome do desenvolvimento, assim como vem fazendo ao longo de sua existência oportunizando aperfeiçoamento e compartilhamento de conhecimento.

“A ciência, a tecnologia e a inovação têm espaço muito importante na nossa Instituição. Somos uma Universidade Comunitária, estamos muito bem colocados nos principais instrumentos avaliativos do país e estamos entre as cinco universidades não estatais mais empreendedoras do país. Isso diz muito sobre o valor que essas temáticas têm em nosso universo e de que forma que abordagens como esta conversam com nosso público”, destacou. 

Mudança muito além da conectividade dos smartphones

Mesmo com o assunto em alta em todo o Brasil, conforme Vanessa, poucas são as pessoas que conhecem verdadeiramente o tema e entendam as proporções que a chegada da tecnologia irá trazer. “O 5G não vai mudar só seu celular. Por enquanto essas mudanças vão ser simples, é claro, mas com o tempo vão mudar padrões. Este momento é uma jornada e não uma única virada de chave a partir da qual muda tudo de uma única vez. Eu sei que as vezes é difícil entender e imaginar, mas posso dizer que lá na frente vamos ter tudo transformado a partir das possibilidades disponíveis neste novo passo dado”, acrescenta ainda a palestrante.

O resultado dos dados apresentados no evento, assim como das informações sobre a atuação da Nokia no cenário da tecnologia, conforme a assessora de Inovação e coordenadora do Unesc Connect, Jaqueline Bitencourt Lopes, despertaram o interesse do público presente. “As expectativas já eram altas e foram ainda superadas com o que pudemos ouvir nesta noite. Um conteúdo realmente rico, sobre um assunto que envolve a todos e que abre muitas portas para a inovação. A Vanessa apresentou tudo de forma didática para que, mesmo aqueles que não são da área, conseguissem visualizar um pouco esse universo, abordando, ao mesmo tempo, temas muito presentes em nosso hub”, avaliou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 16:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário