AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Experimentos e descobertas marcam a 8ª Feira de Ciências do Colégio Unesc

Experimentos e descobertas marcam a 8ª Feira de Ciências do Colégio Unesc
Alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentaram seus trabalhos na tarde de quarta-feira (26/10), em evento dentro da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

A 8ª edição da Feira de Ciências, com alunos do Colégio Unesc, ocorreu na tarde desta quarta-feira (26/10), no Bloco da Reitoria. O evento, que ocorre de forma anual paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia, reuniu alunos de toda a Instituição para uma tarde de descobertas, invenções e experimentos. 

Foram dez trabalhos apresentados, durante todo o período vespertino, lidando com temas referentes às ciências e ao meio-ambiente. Um deles foi o da turminha do 2º Ano do Ensino Fundamental, que ensinou o público presente sobre as abelhas, suas diferentes espécies e o processo de polinização das flores. A inspiração, conforme os alunos, surgiu de um dia em que a sala de aula da turma foi “visitada” por uma abelha, o que gerou curiosidade nas crianças sobre os insetos.

Já os alunos do segundo ano do Ensino Médio Eduarda da Silva Larangeira, João Pedro Dagostim Colombo e Ethan Douglas Gouvêa Zanatta Mota pesquisaram sobre o Rio Criciúma e a importância da preservação das espécies nativas em suas margens. 

O objetivo, conforme o grupo, é a conscientização do público sobre os problemas ambientais, como a vegetação é e foi afetada, a importância histórica do rio e sua flora e a necessidade de preservar o ecossistema. Os estudantes produziram uma exposição com fotos antigas e atuais do Rio Criciúma, que mostram a degradação do lugar ao longo das décadas.

Já os estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental ensinaram aos presentes sobre como funciona o processo de compostagem e a importância da reciclagem do lixo orgânico na sociedade atual. Os alunos explicaram que, transformando restos de materiais orgânicos em um adubo natural, é possível contribuir para a redução do aquecimento global e um futuro mais sustentável. 

Gabriele de Souza Laurindo, integrante do grupo, aprovou a sua primeira participação em uma feira de ciências. “Foi uma experiência nova pra mim e também foi muito legal. Gostei muito de apresentar um trabalho nosso para tanta gente que passou pela feira”, afirmou, empolgada, a aluna.

Para a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, a Feira de Ciências é um importante espaço para os estudantes da Instituição. “A nossa Feira é um espaço para os estudantes do Colégio Unesc trazerem para a Universidade suas experiências formativas dentro do Colégio”, explica a docente, que acrescenta a importância do evento para a comunidade universitária. “Eventos como esse, de cunho científico, trabalhados no Ensino Fundamental e Médio, são extremamente relevantes e importantes para a formação dos nossos alunos. É sobre trazer a experiência de Universidade para dentro do Colégio, esse processo de experienciar o que a Instituição tem”, completou.

A Semana de Ciência e Tecnologia

A SCT, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.

O evento conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. 

Neste ano a Semana tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 15:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário