AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos apresentam pesquisas no Seminário de Ciência e tecnologia da Unesc

Acadêmicos apresentam pesquisas no Seminário de Ciência e tecnologia da Unesc
O encontro ocorreu remotamente nesta quinta-feira (27/10). (Foto: Reprodução) Mais imagens

O penúltimo dia da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc iniciou com apresentações dos acadêmicos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da Universidade. Por meio de uma videoconferência, o acadêmico da sexta fase do curso de Ciências Biológicas, Ian Gabriel Bettiol, abriu as apresentações da manhã trazendo o tema “Diversidade funcional da vegetação em parques urbanos de Criciúma”. 

A pesquisa apresentada é resultado de um trabalho de análise em dois parques da cidade, o Cincinato Naspolini, localizado no Bairro Próspera e, o parque Prefeito Altair Guidi, no Paço Municipal de Criciúma. Bettiol teve dez minutos para a explanação que foi avaliada por professores pesquisadores e mediada pela coordenadora do curso de História da Universidade, Michelle Cechinel. O debate contou ainda com avaliadores renomados das áreas de Humanidades, Ciência e Educação, Vidalcir Ortigara e Silvia Maria Fávero Arend, que analisaram minuciosamente as apresentações de cada acadêmico.

Segundo o aluno, a ideia foi calcular a diversidade funcional dos parques para avaliar o potencial de atração para polinizadores e dispersores de sementes. Para isso, foram realizadas visitas quinzenais aos locais pelo período de novembro de 2021 a julho de 2022 com registros de todas as plantas com flores e frutos e suas características funcionais, como origem, tipo e forma de fruto, forma de vida e tamanho da flor.

“Estudamos as flores que são um conjunto de características para dentro do parque. Oportunizar melhor qualidade do ambiente, consequentemente vai aumentar a qualidade de vida dos animais e das espécies”, comentou o acadêmico durante a apresentação.

Segundo Bettiol, o número de plantas cultivadas é maior que o de nativas em ambos os parques, o que pode refletir nos valores de diversidade funcional. “O número de espécies com flores brancas e frutos secos altos também é algo que pode refletir no valor da diversidade e diminuir a atratividade de polinizadores e dispersores variados. Além disso, mostra que ambos os parques têm um conceito paisagístico semelhante”, analisou.

De acordo com o acadêmico, definir a diversidade funcional em parques urbanos é uma tarefa muito complexa e muitos estudos deveriam ser realizados em relação à diversidade funcional em áreas verdes urbanas para fins comparativos e fez uma recomendação. 

“Indicamos o uso de plantas com frutos carnosos na arborização de parques urbanos, preferencialmente, nativas, para contribuir na conservação da biodiversidade”, concluiu. O trabalho teve como autores Caroline Eugênio Furlan e Birgit Harter Marques.

Apresentações

Também foram apresentados trabalhos com os temas: Efetividade de abrigos artificiais para morcegos insetívoros (Chiroptera: Vespertilionidae): perspectivas para as espécies brasileiras. Autores: Victor Quintas Schaucoski, Karolaine Porto Supi, Fernando Carvalho; Um olhar decolonial para a “loucura” – Parte 2. Autores: Taínara Rodrigues dos Santos, Janine Moreira; e Potencial medicinal da vegetação arbórea para o sistema respiratório na Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, Santa Catarina, Brasil. Autores: Micael De Bona, Júlia Gava Sandrini, Jadna Silveira Rosso Coral, Iara Zaccaron. “As apresentações nos proporcionaram importante ampliação de discussões. Parabéns a todos os acadêmicos e professores de pesquisas que participaram deste importante debate”, comentou a coordenadora do curso de História, Michelle Cechinel.

Semana de Ciência e Tecnologia

A SCT, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.

O evento conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. 

Neste ano a Semana tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 11:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário