AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana de Ciência e Tecnologia: apresentações orais marcam início do evento

Semana de Ciência e Tecnologia: apresentações orais marcam início do evento
A acadêmica Thalia Teixeira Fanfa apresentou o trabalho com foco nos pacientes fibromiálgicos atendidos na Unesc Mais imagens

O perfil dos pacientes com Fibromialgia foi um dos temas discutidos nas apresentações orais na Semana de Ciência e Tecnologia e que iniciou nesta segunda-feira (24/10) na Unesc.  

A acadêmica da 5ª fase do curso de Enfermagem da Instituição, Thalia Teixeira Fanfa, foi quem fez a explanação, de forma virtual, por cerca de dez minutos. O estudo, que contou com pesquisa avaliadora, envolveu integrantes do Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (AMASF), das Clínicas Integradas da Unesc. 

“Fizemos um estudo dos pacientes fibromiálgicos atendidos desde 2020 no local até os tempos atuais. 98% dos pacientes atendidos na Unesc são mulheres e 2% são homens”, contou Thalia. Segundo ela, a pesquisa apontou ainda que 94,29% dos entrevistados apresentam dores generalizadas em mais de cinco locais do corpo.

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético.

As acadêmicas Camila Bristot Ducioni, Yasmin Campos da Luz e Ketulin Coutinho da Rosa fazem parte do trabalho, que contou com a supervisão dos professores Mágada Tessmann, Aires Mondardo Junior e Maria Madalena Santiago.

Depois da apresentação, a banca, composta pelas professoras Cristiane Damiani Tomasi e Camila Orlandi Arent, fizeram algumas indagações à acadêmica. “Esse é um trabalho de suma importância para a formação de vocês, por isso esse momento é enriquecedor”, disse Cristiane. A coordenadora da sessão foi a professora Gislaine Zilli Réus.

AMASF

O AMASF fica anexo às Clínicas Integradas da Universidade. No atendimento multidisciplinar, a equipe multiprofissional em saúde é composta por profissionais de diferentes áreas que trabalham conjuntamente em prol da saúde e do bem-estar de um paciente ou mesmo de uma família, o que permite a percepção do problema a partir de diferentes olhares, podendo haver um cuidado mais eficaz. Para isso são envolvidos especialistas, como nutricionista, psiquiatra, profissional da educação física, fisioterapeuta, cirurgião dentista, enfermeiro, dentre outros.

Evento

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do CREA e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. A Semana de Ciência e Tecnologia é o evento institucional da Unesc em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Neste ano, tem como temática ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil’ e segue os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, conta o coordenador da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Machado.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2022 às 16:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário