AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc em Dança contará com Talk Show

Unesc em Dança contará com Talk Show
Apresentações e palestras fazem parte da programação que inicia no dia 4 de novembro (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O 21º Unesc em Dança está recheado de novidades e a equipe organizadora está a todo vapor nos preparativos do evento que ocorrerá de 4 a 6 de novembro de 2022, em Criciúma. Junto com ele, a Universidade traz, no primeiro dia de programação, o Talk Show com convidados especiais que vão levar muito conhecimento e descontração aos participantes. Oficinas também fazem parte do festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, salienta que o evento representa não só a dança, mas a arte e a cultura. “Isso é reflexo de um time que conduz uma proposta em uma Universidade que é de todos, que é da comunidade, que une ciência, ensino e pesquisa com arte, com a cultura, com a dança. Isso porque acredita que o desenvolvimento de uma região se faz por meio de todos esses elementos. O desenvolvimento de uma região também se analisa e se verifica quando os investimentos em cultura são realizados. Por isso, temos como eixo fundamental os investimentos nessa área”, comenta a reitora, agradecendo as parcerias e empresas que acreditam no evento, que é um espetáculo.

Membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (Anda), o professor doutor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marco Aurélio Cruz Souza, é um dos convidados. Ele abordará o tema “Pesquisa e Produção Intelectual em Artes”, no Auditório Edson Rodrigues, na Universidade, às 19h. 

“Estou muito feliz em participar mais uma vez do Unesc em Dança, um evento que cumpre sua função em diferentes aspectos, e por estar sendo desenvolvido por uma Universidade Comunitária que está sempre em alinhamento com as suas relações”, diz Souza.

Segundo ele, o evento vem oportunizando momentos de encontro, de novas descobertas e novas criações, além de ser didático e formativo. “As pessoas, quando se encontram, passam a pensar, a refletir sobre as suas práticas e as suas atuações. Esse movimento é muito potente e rico e oportuniza que estudantes e professores de dança possam olhar para as suas práticas, por meio do feedback de um júri qualificado, além de terem muita troca de experiências”, sublinha Souza, que será também jurado.

O festival contará ainda com a palestra da especialista em Economia Criativa, Cultura e Inovação e artista da dança, Bia Matar com o tema: “Processos Colaborativos nas Políticas Culturais”. 

A doutora em Teatro, Comunicação e Semiótica, Jussara Xavier, também é uma das convidadas do Festival e vai palestrar sobre “Gestão de Projetos em Artes”. Jussara já atuou como coordenadora e curadora do Festival Internacional Múltipla Dança, em Florianópolis. Foi gestora de projetos, coordenadora técnica e professora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Oficinas e apresentações

As oficinas e mostras serão realizadas no Teatro Municipal, nos dias 5 e 6 de novembro. Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flôr, ao ser promovido por uma Universidade, o Unesc em Dança tem uma grande preocupação com a formação dos grupos de dança e a avaliação de áudios dos cinco jurados que serão entregues aos coreógrafos e bailarinos servirão para aprimorar seus trabalhos. “Também, pensando nisso, teremos oficinas e palestras durante o evento com grandes nomes da dança, potencializando a formação técnica e artística dos interessados”, afirma.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Fique atento

As inscrições para a 21ª edição do Unesc em Dança terminam nesta sexta-feira (21/10). Instituições de dança da rede pública e particular de ensino, academias, escolas de dança e coletivos independentes que tiverem interesse em se apresentar no evento podem se inscrever gratuitamente no site da Universidade: www.unesc.net/emdanca.

Clique aqui para mais informações: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21678.pdf?1664210961


Sobre os Palestrantes

Marco Aurélio Cruz Souza – Pelotas (RS) 

Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e pós-graduação em Dança Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professor colaborador do Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI). Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor e coordenador desta licenciatura até 2021.

Foi membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (Anda). Vice-presidente da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina. Homenageado no 11° Festival Internacional Múltipla Dança 2021. Homenageado com a Comenda de Mérito Cultural Cruz e Souza no ano de 2021 no Estado de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel. Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa "Arte e Estética na Educação". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dança Educacional, Dança Folclórica e Popular, Dança Contemporânea e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio em dança; dança educacional; dança popular e folclórica; processos de criação; arte e estética.

Bia Mattar – Balneário Camboriú (SC) 

Graduada em Gestão Pública, especialista em Economia Criativa, Cultura e Inovação. Artista da dança, produtora e gestora cultural com experiência nos âmbitos públicos e privados. Frequentou diversos cursos livres profissionalizantes de gestão cultural, elaboração de projetos, em diversas instituições do país. Concluiu a formação como Facilitadora do Programa de Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos Economia Criativa do Ministério da Educação (MINC), por meio da Secretaria da Economia Criativa e Senac/DF. Concluiu o curso de Implementação dos Planos de Cultura em 2015, pela UFSC e participou como conselheira nacional de cultura da implementação do Plano Nacional de Cultura e do Plano Estadual de Cultura. 

Como conselheira municipal das cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú contribuiu para a elaboração, implementação e revisão dos planos destes municípios. Prestou assessoria técnica a diversos municípios catarinenses sobre a construção do Conselho, Plano e Fundo de cultura. É frequentemente convidada para palestras, cursos e discussões sobre políticas públicas culturais. Ex-membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis; Conselho Municipal de Política Cultural de Balneário Camboriú; Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina e Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Foi Gerente do Centro Integrado de Cultura do Estado e Consultora de Projetos da Fundação Catarinense de Cultura. Foi presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Em 2017 recebeu a comenda de mérito cultural do Estado de Santa Catarina com a medalha Cruz e Sousa por sua colaboração para a cultura catarinense.

Jussara Xavier – Florianópolis (SC)

É coordenadora e professora da pós-graduação em Linguagem e Poética da Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e professora colaboradora da Licenciatura em Dança da FURB. Professora da Pós-Graduação em Dança Educacional da Faculdade Censupeg, publicou e organizou vários livros no campo da dança, entre eles “Corpo, corpo meu, que dança sou eu?”, “Grupo Cena 11''. Dançar é conhecer” e “Tudo isto é dança”. Na função de coordenadora dos Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville, organizou as edições e os livros intitulados “1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança” (2018) e “Dança não é (só) coreografia” (2017). 

Atuou como coordenadora e curadora do Festival Internacional Múltipla Dança, com 11 edições realizadas. Foi gestora de projetos, coordenadora técnica e professora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de 2001 a 2008. 

Realizou a concepção e direção de vários espetáculos de dança e teatro. Foi bailarina profissional nos grupos Raça Cia de Dança e Cena 11 Cia de Dança. Seu site Midiateca de Dança (https://midiatecadedanca.com/) disponibiliza gratuitamente livros, textos e vídeos de sua autoria, além de um acervo documental relacionado à história e memória da dança catarinense. É Pós Doutora em Filosofia (UFSC), Doutora em Teatro (Udesc), Mestre em Artes - Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialista em Dança Cênica (Udesc), Bacharel em Administração (UFSC) e Licenciada em Artes Visuais (Claretiano).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2022 às 08:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário