AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Humanização é tema do Fórum do curso de Enfermagem

Humanização é tema do Fórum do curso de Enfermagem
Evento destaca a importância do atendimento personalizado e humano do profissional Mais imagens

A humanização foi tema do encontro realizado na noite desta quinta-feira (29/09), no II Fórum Integrado do curso de Enfermagem, no auditório Ruy Hülse, na Unesc. O evento foi organizado pelos 64 alunos da quarta fase, com o apoio da professora Letícia Felipe Milak, da disciplina de Seminário Integrativo IV, com o tema abordado pelas enfermeira da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Tatiana Lucia Caetano e pela professora dos cursos de Saúde da Unesc, Carine Cardoso.

Segundo explicou a professora Letícia, a disciplina trabalha com a Política Nacional de Humanização, HumanizaSUS. “Nesse Fórum conversamos sobre a importância da humanização no trabalho do enfermeiro, visando qualificar o atendimento deles futuramente, quando estiverem no mercado de trabalho” destacou.

A especialista em Gestão e Atenção Básica, professora Carine, teceu sua fala sobre a PNH, como ferramenta para melhorar o cuidado dentro de onde se trabalha. “O HumanizaSUS é uma política nacional, voltada para todos os lugares: hospitais, clínicas, e na Atenção Primária. Os princípios do Sistema Único de Saúde são formados por três pilares: Integralidade, Humanização e Equidade que servem para fortalecer o cuidado, levar a qualidade da assistência para o outro, ouvindo e entendendo. Em muitas vezes nós não temos muito o que dar naquele dia, mas podemos oferecer um sorriso, um abraço, um carinho e isso faz toda a diferença dentro do cuidado daquela pessoa que procura o atendimento”, explicou

Unesc faz a diferença

A professora Carine ainda destacou que o curso de Enfermagem vem trabalhando muito no quesito humanização e é preciso fortalecer sempre. “Para mim a Unesc está de parabéns. Eu trabalho há 14 anos na assistência à saúde e não tive essa orientação na  minha época, assim, tão forte, como estamos vendo aqui e agora. Esse Fórum Integrado de Humanização, Saúde e Enfermagem vai fazer toda a diferença no conhecimento desses acadêmicos”, confessou.

A acadêmica Verônica Pirola Isé, da quarta fase, considera o assunto de extrema importância para a profissão. “Será muito importante para todos nós, que futuramente, seremos enfermeiros e enfermeiras ter como princípio a humanização no cuidado com o paciente. O profissional é a ponta do atendimento, pois é ele quem acompanha toda a estadia no hospital ou na Unidade de Saúde. É primordial termos esse conhecimento de humanização, temos que enxergar e tratar o paciente como um todo”, pontuou.

Fotos e Texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 22:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário