AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Secretaria da Diversidade e Políticas Afirmativas promove debates com setores da Universidade

Secretaria da Diversidade e Políticas Afirmativas promove debates com setores da Universidade
Durante os encontros são realizadas exibições de filmes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc tem em sua trajetória a Cultura de Paz como uma marca presente em seus princípios, missão e valores e é visivelmente manifestada na convivência comunitária e universitária. Como forma de difundir esse tema de maneira transversal nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência, a Unesc, por meio da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, tem realizado ações em parceria com diversos setores com exibições de filmes de longa, média e curta-metragem com o tema direitos humanos. A ação faz parte do projeto Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos.

Neste semestre, os encontros foram realizados com a equipe da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing (Aicom), e do Horto da Universidade. Para o mês de agosto estão programadas reuniões com os alunos que participarem da Escola de Inverno e com os colaboradores da Unesc campus Araranguá. O circuito também fará parte da programação da 16ª Semana Interna Prevenção a Acidente de Trabalho (SIPAT) da Unesc.

Segundo a coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, Janaína Damásio Vitório, as atividades já realizadas têm o propósito de fomentar um conceito institucional de Cultura de Paz entre os colaboradores, por meio da socialização de conceitos importantes no campo das diversidades como capacitismo, homofobia, racismo, dentre outros, como forma de mobilizá-los para engajamento no Movimento pela Paz.

As atividades da Secretaria contam ainda com a organização e realização da psicóloga Rita Guimarães Dagostim, que é coordenadora adjunta da secretaria, e também dos acadêmicos do curso de Psicologia, Jainy Collares, Brenda Roani Cardoso e Gustavo Just Meller.

Dinâmica

O filme “Prefiro que me Xinguem”/“Quantas margens tem a sua cidade?”/“Eu sou Eric” é exibido durante o bate-papo. “Com essa assinatura nas mensagens escritas nos muros da cidade, o desenhista em situação de rua Eric Batista chama atenção para a vida com a arte nas ruas e nos faz refletir sobre a desigualdade, a invisibilidade e os preconceitos vividos pelas pessoas à margem da sociedade. O documentário acompanha o artista nos faróis e revela um personagem rico e complexo”, comentou Janaína. 

Criado em 2000 pela produtora MPC Filmes e executado em parceria com o Instituto Cultura em Movimento (ICEM), o Cinema em Movimento, de acordo com Janaína, é hoje o maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil. A iniciativa também tem apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de julho de 2022 às 15:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário