AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc aplica protocolos de biossegurança para realização de concursos no campus

Unesc aplica protocolos de biossegurança para realização de concursos no campus
Obrigatoriedade do uso de máscara, aferição de temperatura e distanciamento nas salas de aula são algumas medidas adotadas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Preocupada com a segurança e a saúde de candidatos e trabalhadores de concursos, a Unesc tem adotado, durante a pandemia de Covid-19, protocolos elaborados pela equipe da Sala de Situação, composta por profissionais, professores e pesquisadores da área da saúde da Universidade. Os protocolos de biossegurança preconizam as orientações do Ministério da Saúde e seguem as mesmas diretrizes que a Instituição tem adotado desde o início da pandemia, em 2020. 

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes enfatiza o cuidado da Universidade em proporcionar um ambiente seguro para todos os envolvidos nos concursos. Ela lembra que a Unesc possui um Setor de Concursos preparado para realizar um trabalho com qualidade. “Temos equipes capacitadas para receber os candidatos no campus e um sistema de gestão de todo o processo, desde a construção do edital, elaboração das provas, aplicação e publicação do resultado amplamente rigoroso, que coloca a Unesc em uma condição de excelência neste serviço”, reforça. 

A coordenadora do Setor de Concursos da Instituição, Lorete Tasca Marcos, salienta a importância do planejamento das ações para o bom andamento das atividades durante as provas. “O Setor de Concursos, juntamente com a Sala de Situação, recruta e capacita monitores para atuarem na aferição de temperatura, além de adotar protocolos de biossegurança para garantir um processo exitoso na recepção e aplicação das provas”.

Protocolos e treinamentos

Além dos protocolos de biossegurança elaborados para participantes e colaboradores, a Sala de Situação e o Serviço de Biossegurança Acadêmica da Unesc realizam reuniões com representantes do Setor de Concurso e treinamento virtual com as pessoas que irão trabalhar no concurso, como os monitores responsáveis por aferir a temperatura e os fiscais da prova. 

A coordenadora do Serviço de Biossegurança Acadêmica da Unesc, Paula Zugno, afirma que além do treinamento, os trabalhadores têm acesso a vídeos com mais informações e que em todos os dias de prova, há no campus, um representante da Sala de Situação para tirar possíveis dúvidas e acompanhar os procedimentos. 

A disposição das carteiras e cadeiras na sala, assim como o número máximo de pessoas por sala também é outro ponto observado com muita atenção. “As ações foram planejadas para garantir a segurança a todos. Um exemplo é quanto a aferição de temperatura. No mesmo formato que adotamos no campus, a aferição da temperatura é por infravermelho, na testa, mas sempre disponibilizamos o termômetro axilar para quem preferir medir a temperatura desta maneira”, comenta.  

Entre as orientações aos candidatos e monitores estão: 

Manter a utilização da máscara;
Higienizar as mãos com álcool em gel;
Dirigir-se imediatamente para o local de destino, evitando circular em ambientes desnecessários da Universidade; 
Evitar a utilização de corrimão (se for necessário a utilização, fazer assepsia das mãos em seguida);
Evitar uso do elevador, restringindo apenas para casos especiais;
Ao acessar qualquer bloco da Universidade, utilizar tapete sanitizante + tapete mágico, para desinfecção dos calçados - uso obrigatório;
A aferição de temperatura é obrigatória para acessar os blocos da Unesc, onde estará disponível o termômetro infravermelho e o axilar - caso a aferição acuse temperaturas maiores que 37,8ºC, o participante deverá ser encaminhado para a sala da coordenação do concurso; 
Proibido qualquer tipo de contato físico como: cumprimentos, abraços e beijos;
Manter distanciamento mínimo de 1,5 metros, evitando aglomeração nos ambientes;
Respeitar as demarcações no chão (entrada de salas e cadeiras);
Ao adentrar no ambiente de prova, fazer a assepsia das mãos;
Proibido o uso compartilhado de objetos pessoais (copos, garrafas e talheres);
Permanecer somente no seu local de prova;
Os familiares dos participantes deverão aguardar no estacionamento.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2021 às 09:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário