AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes do Colégio Unesc têm contato com assuntos de relevância social

Estudantes do Colégio Unesc têm contato com assuntos de relevância social
Objetivo é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres (Foto: Divulgação) Mais imagens

Muito além do ensino, o Colégio Unesc tem como propósito formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Para fomentar o pensamento crítico dos estudantes, recorrentemente propostas para além da sala de aula são colocadas em prática. Em exemplo, nesta quinta-feira (17/9) foi a vez de falar sobre violência. A aula especial foi proposta na disciplina de Sociologia, com o professor Vanderlei da Silva Mendes. 

Dentro da proposta, os alunos do segundo ano foram levados a pensar sobre as causas e tipos de violência, e sua relação com a criminalidade. Conforme a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, este  é um  assunto  bastante  comum no cotidiano  e  está  presente  na  vida  de  qualquer  cidadão  que  resida  em  grandes  ou  pequenas  cidades,  em  áreas  urbanas  ou  rurais.  “O ensino proposto no Colégio tem o objetivo de dar significado a aquele conteúdo estudado. O tema violência tem sido um aspecto presente em sociedade, e por isso sua discussão se coloca como importante para o desenvolvimento dos alunos, permitindo a compreensão da estrutura da sociedade e reflexões sociais”, explica.

Para tornar a aula ainda mais interessante, o momento teve a participação do responsável pela Coordenação de Educação no Sistema prisional  Regional Sul, Max de Mello. “Foi extremamente proveitoso receber uma pessoa que está inserido em um ambiente que muitos viram as costas. Os estudantes tiveram o privilégio de poder estabelecer conexões com com quem tem esta rotina em seu dia a dia”, completa Mainara. 

Os estudantes puderam entrevistar o convidado,  que abordou os motivos que levam as pessoas a praticarem certos crimes, como é a educação dos presos na região, o dia a dia de estudos e de trabalhos nas penitenciárias do Sul de Santa Catarina e outros assuntos ligados ao tema. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de setembro de 2020 às 16:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário