AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Primeira escola primária particular de Criciúma é tema de dissertação

Primeira escola primária particular de Criciúma é tema de dissertação
Arquivo/pesquisa Mais imagens
Os vários aspectos relacionados à primeira escola primária particular de Criciúma é o objeto central da dissertação que será defendida terça-feira (4/3), às 13h30, na sala 1 do bloco O do campus, pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc. A pesquisa foi realizada pelo professor Paulo Sérgio Osório, do curso de História, e tem como título "Cuidando dos bem-nascidos: O Curso Particular Póvoas Carneiro e a escolarização das Elites no contexto de urbanização e modernização de Criciúma (1940 -1960)".

Orientado pelo professor doutor Vidalcir Ortigara, Osório levantou informações importantes acerca da escola Póvoas Carneiro, compreendendo melhor o seu papel. Conforme o pesquisador, o estabelecimento foi instalado em 1941, surgindo em resposta às necessidades criadas pelo profundo estágio de modernização pelo qual passava a cidade, em razão do acelerado processo de desenvolvimento capitalista. 

Resultado

A professora era Zulcema Póvoas Carneiro, que, formada um ano antes, arregimentava alunos de porta em porta, para formar as primeiras classes. Em seu estudo, Osório ouviu 21 pessoas que passaram pela escola, realizando 14 entrevistas. Como resultado, pôde comprovar a relevância do Póvoas Carneiro na formação das crianças da classe média urbana emergente que se consolidava a partir da década de 1940.

A banca examinadora será composta pelos professores doutores Dorval do Nascimento e Maria Teresa Santos Cunha (Udesc), além do orientador. 03 de março de 2008 às 15:46
Compartilhar