Unesc lança graduação voltada à análise de dados na inteligência artificial
A partir dos estudos voltados à oferta de conhecimentos e experiências para os profissionais necessários no futuro, a Unesc lança novos cursos em 2019. Com formatos EaD (Educação a Distância) e baseados no estudo por competências, contando com uma moderna metodologia de ensino, os cursos formam tecnólogos nas mais variadas áreas do conhecimento. Entre as grandes novidades está a graduação em Data Science, Big Data e Machine Learning. O nome que, para muitos, pode parecer bastante diferente, significa o ensino voltado à formação de profissionais para atuar no uso e na aplicação dos principais métodos, ferramentas, modelos e tecnologias de análise de dados existentes associados com a inteligência artificial.
As demandas da transformação digital e da indústria 4.0 redimensionaram os processos de gestão, de produção, de serviços e de produtos. Tal cenário exige uma maior conectividade, integração, assertividade, predição, antecipação, produtividade e eficiência das empresas e das organizações, sustentadas por tecnologia, inteligência e informação: Data Science, Big Data e Machine Learning.
O domínio sobre tais ferramentas, para Alexandre Vasques Gonçalves, profissional com mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e que atualmente faz parte da empresa DXC, uma consultoria americana, é valioso para as empresas em todo mundo. “Hoje podemos dizer que o dado é dinheiro. As organizações no mundo todo têm os olhares voltados para isso, uma prova é o crescimento de empresas como Uber, entre outras, que tem a informação como principal meio de faturar”, comenta o profissional.
O momento atual do cenário econômico, conforme Alexandre, é de valorização dos dados e, automaticamente, dos profissionais preparados para atuar na área. “O chamado cientista de dados é um dos profissionais mais procurados. As empresas estão vorazes em busca dos melhores colaboradores para que analisem, criem modelos e insights”, completa.
Formação completa para o que o mundo exige
Ao longo de dois anos e meio de atividades, o curso formará profissionais preparados para extrair o que os dados gerados por plataformas e organizações podem oferecer, transformando-os em ferramentas para alavancar negócios e processos. Conforme a professora responsável pela elaboração do projeto da nova graduação, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, esse é um curso completamente atual com espaço imediato no mercado. “Considerando os dados gerados ininterruptamente, formaremos pessoas preparadas para utilizá-los da melhor forma, extraindo conhecimentos e informações que auxiliem, de fato, nas tomadas de decisão”, explica.
Um dos exemplos levantados por Merisandra para tornar mais clara a atuação do profissional formado no curso é a análise de dados, provenientes de redes sociais ou das mais variadas bases de dados, para diagnóstico, por exemplo, do perfil do consumidor de organizações. “Dessa forma, possibilita-se que a empresa tenha em mãos recursos para que compreenda melhor esses perfis, fato que assume papel importante de conhecimento e inovação”, destaca, acrescentando o ensino também com foco nos princípios da ética, da segurança e da proteção de dados em nível pessoal e coorporativo.
As formas de análise de dados a serem aprendidas ao longo da graduação, conforme a professora, irão desde os métodos e modelos estatísticos até os chamados machine learning, ou aprendizado de máquina, campo que estuda a habilidade de aprendizado dos computadores para algo que não estão explicitamente programados.
Além das análises e desenvolvimentos das mais modernas questões, o profissional da área de Data Science, Big Data e Machine Learning será preparado ainda com habilidades socioemocionais e com foco no empreendedorismo. “Esse também será um ponto importante da formação e que vai no caminho das necessidades dos profissionais do futuro”, destaca Merisandra.
O curso tecnológico já está com matrículas abertas e tem início das atividades previsto para Fevereiro de 2020.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
08 de outubro de 2019 às 09:00
Newsletter
RSS