AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitora da Unesc destaca papel preponderante das universidades no desenvolvimento regional

Reitora da Unesc destaca papel preponderante das universidades no desenvolvimento regional
Gestora da Universidade participou do painel “Eu amo Araranguá” (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

A Unesc esteve presente no painel Eu amo Araranguá”, realizado na manhã desta sexta-feira (4/10), no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Araranguá, onde a reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta, falou da educação como vetor para o desenvolvimento. O evento também contou com as presenças de diversos painelistas, entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, e dos secretários de estado da Inovação, Sandro Yuri Pinheiro, e de Articulação Nacional, Diego Goulart.

Fazendo a fala de encerramento do evento, promovido pelo jornal Enfoque Popular e Post TV, a reitora fez uma análise do desenvolvimento regional da cidade de Araranguá e da região onde está inserida, suas perspectivas econômicas e da importância da construção de um projeto político de desenvolvimento integrado, aliado a um ecossistema de inovação colaborativa. “As regiões com maior desenvolvimento são aquelas que conseguem desenvolver um projeto político de desenvolvimento integrado. Se olharmos Joinville, Florianópolis e Balneário Camboriú, que são referência em PIB e IDH em Santa Catarina, vamos avaliar como esses agrupamentos construíram esta realidade. Criou-se um ecossistema de inovação colaborativa e isso fez toda a diferença no decorrer dos anos nos indicadores e na geração de novas receitas”, salientou a reitora, reforçando a importância do conhecimento como base para o desenvolvimento.

Para Luciane, as universidades são protagonistas da criação destas práticas colaborativas, também potencializando as empresas locais, promovendo novos investimentos por conta da inovação gerada e estimulando a cultura local. Ela destaca que o papel das universidades inclui ainda a integração da sociedade, governos e empresas por conta da produção de conhecimentos socialmente relevantes, que serão repassados à sociedade, gerando inovações tecnológicas nas empresas e estimulando a participação do governo em projetos de inovação. “Deste modo, universidade, empresa e governo serão protagonistas de ações de desenvolvimento. Cabe à universidade formar agentes que multipliquem a inovação e a mudança. Ao governo fomentar as ações com políticas públicas e, às empresas, formar as parcerias com esses dois atores. Se tivermos esse modelo desenhado e estabelecido, teremos um caminho de futuro com uma imagem objetiva muito clara e fácil de ser atingida”, observou.

O potencial das cidades da região do Extremo Sul também foi destacado pela reitora da Unesc, como uma grande oportunidade a ser trabalhada. “Temos potenciais turísticos não explorados, localização estratégica, diversas instituições de ensino superior no município, modais logísticos em fase de ampliação e bem estabelecidos, forte capacidade de agregar forças colaborativas em prol do desenvolvimento do município, possibilidade de estabelecer uma política de atração de novos investimentos e indicadores ambientais em crescimento”, salientou.

Como lição de casa, é fundamental que as cidades busquem parcerias com a Universidade para a criação de planos de desenvolvimento sócio econômicos e outros projetos, que formem a base de dados e indicadores, e que serão balizadores para gestores municipais, investidores e pesquisadores. “Temos metodologias próprias para tudo isso, para criar esses planos, incluindo aí um plano de indicação geográfica para o turismo, um programa de apoio ao empreendedorismo, realização de análise de ambiente para atração de novos investimentos, elaboração de projetos integrados de arte e cultura, construção de um ecossistema de inovação, prestação de serviços em gestão de negócios, realização de programas de qualificação de pessoas, expertise para realização de pesquisa aplicada para o desenvolvimento da indústria e do agronegócio, entre tantas outras soluções”, finalizou.

Presença no Vale do Araranguá


A Unesc reforçou em 2019 a sua presença no Vale do Araranguá, instalando o seu polo de educação a distância e em setembro inaugurando a sua unidade, inicialmente atendendo aos cursos EaD no prédio especialmente preparado para as atividades, com espaços diferenciados e ambientes contemporâneos. Ele está localizado na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 2320, bairro Divinéia, e será o ponto de encontro da Unesc na Cidade das Avenidas até a inauguração do bairro Cidade Universitária, em parceria com a Weber Empreendimentos. Já nesta ampliação a Universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão para início das atividades em outubro, além de cursos de curta duração.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de outubro de 2019 às 19:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário