AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso Superior de Gastronomia Unesc: Pontapé inicial dado em grande estilo

Curso Superior de Gastronomia Unesc: Pontapé inicial dado em grande estilo
Lançamento oficial do novo curso de graduação da Universidade contou com pocket show de chef Henrique Fogaça (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Curso Superior de Gastronomia da Unesc não poderia ter tido início mais especial. Isso porque o seu lançamento oficial contou com evento prestigiado por convidados da Universidade, que puderam ouvir de perto o chef Henrique Fogaça, conhecido por sua participação no programa Master Chef. Na noite festiva os convidados conheceram mais detalhes sobre o curso, que terá formato diferenciado, sendo na modalidade híbrida, com aulas online e presenciais.

A graduação faz parte da Escola de Gastronomia Unesc, que conta ainda com curso de Pós-graduação e cursos de curta duração realizados ao longo do ano. As matrículas para o curso já estão abertas e as aulas devem ser iniciadas em outubro.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a novidade chega em um momento ímpar para a região e a Instituição mais uma vez faz o investimento em prol do desenvolvimento do Sul. “A Universidade identificou essa demanda a partir de uma pesquisa feita e, percebendo a oportunidade, resolvemos abraçá-la e trazer uma gama de ensino que possa fazer a diferença para a região, atraindo investidores e visitantes e oferecendo uma projeção ainda maior para o potencial que já temos por aqui, tanto por conta do privilégio das belezas naturais, quanto pelo potencial gastronômico já existente”, comentou.

A graduação em Gastronomia é a primeira das quatro que devem ser lançadas com foco na área de hospitalidade e, com isso, do desenvolvimento sustentável. Na sequência serão iniciados os cursos de Gestão de Turismo, Gestão de Eventos e Gestão de Hotelaria.

Na noite em que o assunto principal era a boa gastronomia a recepção aos convidados não poderia ficar por menos. O responsável pela preparação do cardápio servido aos presentes foi o chef Saimon Novack, primeiro aluno matriculado no curso. Ainda na preparação dos pratos Saimon recebeu a visita de Fogaça, que então conheceu de perto a cozinha de um dos laboratórios que servirá para as aulas práticas dos acadêmicos.

Papo com o chef

No encontro realizado no Auditório Ruy Hülse os convidados ouviram de Fogaça seus desafios e sua trajetória como Chef de Cozinha. Em formato de bate papo os presentes puderam ainda fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a área e sobre seus empreendimentos. “Eu amo estar na cozinha. Para mim se compara a estar em um show com a minha banda de rock. Apesar de ser o que amo fazer, a cada dia temos um novo desafio. Precisa de muito comprimento e muita dedicação”, comentou.

Conforme ele, é uma grande chance para a região passar a contar com um curso de graduação na área. “A gastronomia é uma paixão que exige dedicação e constante aprendizado. Nesse ramo nós nunca sabemos de tudo, estamos sempre precisando aprender mais. Para isso, pelo que já posso ver, a Unesc está preparada para oferecer o que há de melhor no ensino e só precisa que os alunos estejam da mesma forma engajados e dispostos a vestir a camisa. O mercado precisa de profissionais com esse perfil”, destacou o chef.

A graduação

Em formato flexível, que permite uma maior liberdade ao aluno, o curso contara com dois anos de duração e será realizado 70% a distância e 30% de forma presencial em encontros no campus da Unesc ou em espaços gastronômicos da região. A intenção, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é proporcionar um estudo aprofundado da gastronomia para aqueles que desejam iniciar ou se atualizarem na área. “No total o aluno contará com 1.776 horas de atividades dinâmicas e extremamente importantes para a sua atuação prática no setor gastronômico. Ganha o aluno, que será transformado com os ensinamentos, e a região, que será presenteada com profissionais altamente para bem receber e, com isso, até alavancar a economia”, destaca a reitora.

Além do certificado da graduação, o aluno poderá contar com certificação profissional em diferentes modelos como Práticas Profissionais em Bebidas, Panificação e Confeitaria, Cozinha Internacional e Gestão Gastronômica.

As atividades presenciais oferecidas contarão com ensinamentos em habilidade em cozinha quente e fria, confeitaria e panificação, bebidas, cozinhas clássica e contemporânea, serviços de A & B, visitas técnicas e aula-show com chefs altamente qualificados em sua área de atuação.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de agosto de 2019 às 22:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário