AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Bacharel em Educação Física tem forte atuação nas áreas da saúde e do esporte

Bacharel em Educação Física tem forte atuação nas áreas da saúde e do esporte
Habilidade do bacharel é cada vez mais requisitada em cenário de preocupação crescente com a saúde Mais imagens

No curso de Bacharelado em Educação Física, as linhas Esporte e Saúde Individual e Coletivo, que orientam a formação das disciplinas, capacitam o graduado a atuar em academias, centros de pesquisa e laboratórios, associações esportivas, recreativas e de lazer, grupos multidisciplinares e instituições de saúde, centros de treinamentos esportivos, eventos esportivos e na avaliação e prescrição de exercício físico para saúde individual e coletiva.

O curso proporciona conhecimentos gerais, fundamentos pedagógicos e conhecimentos biológicos para atividades físicas e do esporte, da cultura do movimento humano além de estágios e atividades acadêmicas, científicas e culturais.

O coordenador de Educação Física (Bacharelado), Joel Modesto Casagrande, conta que ao longo do curso, o acadêmico tem contato muito próximo com o mundo dos esportes. “Trabalhamos com várias modalidades esportivas, a parte técnica e a preparação das equipes. Para isso, temos uma série de disciplinas que preparam os estudantes para que eles compreendam como é cada modalidade e tudo que a envolve. Desde os fundamentos teóricos até os mecanismos biológicos que levam ao movimento, por exemplo”.

Os projetos de extensão que ocupam o complexo esportivo da Unesc envolvem os alunos e são fonte de grande aprendizado. Os estudantes que participam ainda recebem bolsas de auxílio. “Os projetos são organizados de maneira que ensino, pesquisa e extensão trabalhem em parceria e possibilitem aos acadêmicos, ainda em formação, a atuação supervisionada em modalidades como treinamento funcional, hidroginástica, natação, atletismo, futsal (projeto Anjos do Futsal) e futebol (projeto Tigrinhos). A prescrição destas modalidades é tanto orientada à recreação, quanto à promoção da saúde, à prevenção de doenças e ao rendimento esportivo. Ao longo da semana, mais de 150 pessoas da comunidade são beneficiadas pelos projetos de extensão do nosso curso”, explica o coordenador do curso, Joel Modesto Casagrande.

A participação da comunidade nos projetos de extensão também possibilita o delineamento de estudos no sentido de ampliar os conhecimentos a respeito da prescrição de exercícios em diferentes modalidades e também direcionados a diferentes grupos, sejam atletas, idosos e crianças.

Anualmente, a Universidade oferece também a oportunidade aos acadêmicos de iniciarem sua atuação na ciência fornecendo auxílio através de bolsas de iniciação científica. As pesquisas são desenvolvidas nos grupos já consolidados no curso como GEPS, GPAFS, GEPEA.

Além da atuação supervisionada dos alunos através dos projetos de extensão e de pesquisa, as disciplinas de estágio reforçam a oportunidade de os acadêmicos aplicarem o conhecimento aprendido em outros ambientes do mercado como: academias, clubes, associações esportivas, unidades básicas de saúde. Um bom exemplo de campo de atuação é o projeto Tigrinhos. Por meio dessa parceria entre Criciúma Esporte Clube, Universidade e municípios da região, estudantes de 14 cidades da Amurel, Amrec e Amesc participam de escolinhas de futebol. Os professores dos núcleos participam de encontros na Universidade para reciclagem de conhecimento e diálogo sobre as atividades e o processo de formação dos alunos. Ao mesmo tempo, acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc acompanham as atividades do projeto.

Estrutura

Um dos destaques do curso de Educação Física da Unesc é a estrutura oferecida para o aprendizado. “Com exceção das universidades federais, é difícil encontrar algum local que trabalhe com formação acadêmica e que tenha a estrutura física que temos aqui. Quatro quadras cobertas, pista de atletismo, dois campos de futebol suíço, um campo de futebol, academia, piscina coberta e laboratórios”, afirma Casagrande.

O coordenador do curso lembra ainda que no espaço oferecido aos alunos ocorre a socialização do conhecimento. “Eles saem de uma aula prática e interagem com outros alunos e professores de outras fases e trocam conhecimento, tiram dúvidas e ampliam a interação”.

Em conjunto, o alinhamento existente entre a estrutura física, o ensino, pesquisa e extensão presente no curso da Unesc acompanham as demandas do mercado e capacitam o profissional Bacharel em Educação Física a exercer sua profissão de forma competente, ética e com rigor científico nos diversos campos de atuação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de agosto de 2019 às 14:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário