AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

5ª Colóquio de História, Política e Poder debate reforma da previdência na Unesc

5ª Colóquio de História, Política e Poder debate reforma da previdência na Unesc
Evento foi organizado pela coordenação do curso com apoio do Centro Acadêmico e do Cedoc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca do debate e do compartilhamento de informações, o curso de História da Unesc realizou, na tarde desta quinta-feira (28/3), o 5º Colóquio de História, Política e Poder. O evento, que ocorreu no auditório Edson Rodrigues, reuniu professores, acadêmicos e comunidade interna para a mesa redonda: “As reformas como retórica anticrise ou perda de direitos?”.

A discussão principal do encontrou pautou-se na Reforma da Previdência e seus impactos. A mesa redonda contou com a participação da professora da Unesc e doutoranda em Políticas Públicas pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Rossandra Maciel de Bitencourt, e do advogado especialista em Direito Previdenciário, Matusalém dos Santos.

De acordo com uma das responsáveis pelo Colóquio e professora do curso de História, Marli de Oliveira Costa, o evento tem o propósito de fomentar discussões. “O objetivo é de sensibilizar e esclarecer os significados da Reforma da Providência. Além disso, buscar mostrar o que essa reforma reserva para os trabalhadores”, comentou.

Conforme Rossandra, a desinformação sobre a atual situação da previdência e da sua reforma é um dos empecilhos da população. “Muitas vezes as pessoas não conhecem os dados e acreditam no que está posto”, explanou.

Para o advogado, a reforma pode trazer diversas perdas de benefícios e impactos para a sociedade. “Vocês jovens podem pensar que quando falamos de previdência é algo longe, que acontecerá daqui 30 ou 40 anos, mas isso impacta a partir do momento que a reforma entrar em vigor. Isso impacta na vida de vocês e da família de vocês”, enfatizou.

O Colóquio

O evento, que está na sua quinta edição, surgiu da demanda de tratar de temáticas contemporâneas discutidas sob perspectivas históricas. Entre os temas tratados nas edições anteriores, destacam-se Ditadura Militar, Políticas Educacionais Contemporâneas, entre outros.

Segundo o coordenador do curso de História, Tiago Coelho, os eventos têm o propósito de gerar diálogo entre os acadêmicos. “São pautas importantes e que devemos tratar, como política, poder e democracia. Aqui é um local de entender o passado no presente, de entender o cenário que estamos”, explicou.

A mesa redonda teve a medicação do professor e também responsável pelo Colóquio, João Henrique Zanelatto. O evento contou com a organização do Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís) e do Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc)

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2019 às 17:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário