AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mulheres de São Bento Baixo correm risco de doenças cardiovasculares, aponta estudo

Mulheres de São Bento Baixo correm risco de doenças cardiovasculares, aponta estudo
Davi Carrer Mais imagens
As mulheres com sobrepeso e obesidade de São Bento Baixo, com média de 43 anos, estão suscetíveis a acidentes cardiovasculares. A informação foi passada pela formanda de Nutrição da Unesc Michele Rodrigues Alves, durante comunicação no 7º Seminário de Iniciação Científica. O evento iniciou esta tarde nas salas do bloco P com a apresentação de 30 comunicações orais.

O trabalho de Michele, intitulado "Fatores de Risco Cardiovascular em Mulheres com Sobrepeso e Obesidade Atendidas em Unidades de Saúde de São Bento Baixo, Nova Veneza/SC" é um dos mais de 150 que serão apresentados. Formada pela Unesc, ela ainda chamou atenção para a necessidade de acompanhamento profissional a estas pessoas e para a falta de estudo sobre o assunto.

Asma

Em outra comunicação, a ex-acadêmica de Medicina da Unesc Tariane Fridrich Foiato falou sobre "Fatores de Risco e Gravidade da Asma em Adolescentes de Criciúma/SC". Ela concluiu que os maiores fatores de risco são a história familiar e a poeira doméstica. Tendo também avaliado que os adolescentes asmáticos têm uma predominância em possuir alergias cutâneas.

Ambos os trabalhos foram desenvolvidos pelo PIC-170 (Programa de Iniciação Científica do artigo 170). O seminário continua à noite e amanhã, quarta-feira, com a apresentação de vários outros trabalhos, resultantes de pesquisas de iniciação científica realizadas nos programas institucionais (Pibic, PIC, PIC-170, PPAC), bem como de estudos desenvolvidos em disciplinas da graduação e pós-graduação latu senso, TCCs e de outras origens.

O evento é uma realização da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação das UNAS (Unidades Acadêmicas), como o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Algumas Comunicações de quarta

- Conselhos Populares de Saúde em Criciúma: Concepções de Saúde e participação (sala 6 do bloco P).
- Ressoa pelo Vale o Apito de um Trem: a influência da estação ferroviária no cotidiano da cidade de Araranguá/SC (1920-1950) (sala 5 do bloco T).
- Experiência de trabalhadores da cerâmica, vestuário e calçados em Criciúma de 1960 a 1980 (sala 5 do bloco T).
- "Projeto Quilombizando" Estimulando a cidadania e a resistência de jovens do bairro Santa Luzia (sala 6 do bloco T).

Confira a programação completa 02 de outubro de 2007 às 15:49
Compartilhar