AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitora da Unesc recebe comenda do Legislativo na próxima semana

Reitora da Unesc recebe comenda do Legislativo na próxima semana
Solenidade será realizada às 19h em Florianópolis (Foto: Arquivo Aicom) Mais imagens

A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebe na próxima segunda-feira (19/11) a Comenda do Legislativo Catarinense, em sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A reitora receberá a honraria das mãos do Deputado Estadual Ricardo Guidi, autor da indicação. A comenda, maior honraria concedida pelo parlamento estadual, é um reconhecimento a personalidades e organizações que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do estado. A solenidade será promovida no Plenário Osni Régis, às 19 horas.

Para o deputado, a Comenda é um reconhecimento ao trabalho realizado pela reitora à frente da Universidade, que em 2018 completou 50 anos. “Não conseguimos pensar em outra pessoa para ganhar essa homenagem. A reitora é a pessoa ideal, pelo reconhecimento a todo o trabalho dela”, destaca Guidi.

Para a reitora, a homenagem é um grande presente neste ano tão especial para a Unesc. “Me sinto lisonjeada em receber tal honraria, pois é nesses momentos que percebemos que todo o nosso esforço para construir uma Unesc forte e consolidada vale a pena. Compartilho com toda a comunidade acadêmica. Esse reconhecimento do deputado Ricardo será sempre lembrado”, enfatiza.

Trajetória

Primeira mulher a assumir o cargo de reitora da Unesc, Luciane é uma das grandes lideranças femininas do Sul de Santa Catarina. Sua trajetória na universidade começou em 1998 como professora do curso de Enfermagem. Através do seu desenvolvimento profissional e ativa participação em vários cargos de gestão da Unesc, foi eleita Reitora em julho de 2017, com a missão de comandar a maior instituição de ensino superior do Sul de Santa Catarina, uma universidade com 50 anos de existência, com mais de 13 mil alunos e 1500 colaboradores e professores.

Luciane Bisognin Ceretta é natural de Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul. Nasceu no dia 15 de setembro de 1970, filha de Lídio Bisognin (in memorian) e Ignes Sarzi Sartori Bisognin. Casada com o Cirurgião Dentista e também professor, Renan Ceretta, é mãe de Vitória Bisognin Ceretta.

Graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria no ano de 1991. Já em Santa Catarina, em 1995 iniciou seu trabalho na Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, onde esteve até 2003, ocupando, entre outros cargos, a gerência de saúde e coordenação de epidemiologia. Em paralelo a este trabalho, Luciane Ceretta iniciava sua atuação na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina como professora.

Entre os trabalhos que realizou na Universidade, além de docente em cursos como Administração, Engenharia de Materiais, Ciências Contábeis, Fisioterapia e Farmácia, foi coordenadora do curso de Enfermagem, diretora da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde e pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Atua como professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Instituição. Concluiu Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, em 2011. Possui ainda vasta experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Educação na Saúde. No campo da pesquisa, dedica-se aos estudos com Doenças Crônicas, especialmente Diabetes, Estudos Epidemiológicos e Processos de Gestão e de Educação Permanente em Saúde. Atualmente é Reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional da UNESC.

Em 2016 recebeu o prêmio Profissional Destaque de Enfermagem, em Santa Catarina, concedido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de novembro de 2018 às 21:18
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Vanilde Bisognin

19 de novembro de 2018 às 09:48

Parabéns Luciane Bisognin Ceretta. Orgulho da família e da Academia. Homenagem merecida.

Deixe um comentário