AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Maratonista Djalma Gomes de Moura fala sobre superar limites e valorizar a natureza na Unesc

Maratonista Djalma Gomes de Moura fala sobre superar limites e valorizar a natureza na Unesc
Palestra lotou o auditório Edson Rodrigues na tarde desta terça-feira (30/10) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Aos 62 anos, Djalma Gomes de Moura superou seus limites e se tornou o primeiro maratonista sênior sul americano a completar as Maratonas do Gelo nos polos Norte e Sul. Na tarde desta terça-feira (30/10), o atleta esteve na Unesc para contar sua experiência na palestra gratuita “Superando limites em ambientes inóspitos”, que lotou o auditório Edson Rodrigues, sala 19 do Bloco P, da Universidade.

Ao lado de 55 competidores, Djalma desafiou temperaturas de -20 graus e terminou as competições entre os 30 melhores colocados. Para o atleta, o grande aprendizado desta experiência foi reconhecer a força e a importância da natureza. “Foi um dos momentos mais valiosos da minha vida. Me tornei mais forte, mais resistente e acima de tudo entendi o quão pequeno somos diante da bela e gigantesca natureza”, afirma o palestrante.

Sobre superar desafios, o maratonista afirmou que o segredo é crescer no próprio ritmo e conhecer seus limites para superá-los. “Passo a passo e quilômetro depois de quilômetro. Assim se chega ao objetivo. Apesar do avanço, não é garantia de se chegar ao fim, é necessário se manter empenhado, dedicado e buscando conhecimento. Todos são capazes”, destaca Djalma.

Além da conversa, o maratonista promoveu uma atividade interativa com o objetivo de conhecer o público e fomentar o autoconhecimento dos participantes. Em seu Instagram, @DJ.Moura, ele perguntou, a quem esteve no auditório Edson Rodrigues, qual significado de superar limites.

Anderson José Martins, criciumense de 24 anos, participou da atividade por ser apaixonado por corrida e respondeu que superação significa não desistir. “Considero ir em busca de seu objetivo e só parar quando realizado. A sensação ao bater seu próprio resultado te faz querer ir cada vez mais longe”, destaca Martins.

Semana do Meio Ambiente


A conversa ocorreu dentro da programação da Semana do Meio Ambiente da Unesc, adiada para outubro devido à greve dos caminhoneiros, em maio.

O professor Mario Ricardo Guadagnin representou a reitoria da Unesc e avaliou o evento como de importância para o momento ambiental atual no Brasil. “O desafio de superação é uma busca constante do dia a dia quando falamos de meio ambiente. A história de Djalma é rica em desafios, amor pela natureza, inspiração e nos dá melhores perspectivas para superar dificuldades”, afirma Guadagnin.

O professor da Instituição e presidente da Comissão do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, também esteve presente e conta que a palestra é apenas uma das ações da Semana. “Preparação, foco, lado emocional, superar limites e outros assuntos importantes foram colocados em pauta. Além da palestra, estão sendo distribuídas mudas de flores e plantas pela Universidade, em número limitado, e será realizada uma conversa sobre o futuro do Rio Criciúma. Nosso objetivo é ter uma cidade mais verde e com uma maior qualidade de vida para quem aqui está”, explica Carlyle.
Também esteve no evento a secretária da Comissão, Miriam da Conceição Martins. Saiba mais sobre a roda de conversa.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2018 às 15:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário