AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Urnas de cerâmica guardarão parte da história

Urnas de cerâmica guardarão parte da história
Projeto Jardim ficará exposto na Praça do Estudante (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Unindo as disciplinas de Arte Brasileira e Ateliê de Cerâmica, a sexta fase do Curso de Artes Visuais da Unesc desenvolve o “Projeto Jardim: Urnas Cerâmicas (capsula do tempo) e pau-brasil”. A ideia, conforme a professora responsável, Odete Angelina Calderan, surgiu a partir da percepção da falta de uma árvore pau-brasil em evidência no campus, unida ao conhecimento sobre a importância da cerâmica dentro da história da arte. “Além disso, percebemos que haveria um espaço ideal para receber peças de arte e onde elas ficariam em evidência: o gramado na Praça do Estudante. Tudo isso ainda aproveitando o mote do aniversário da Universidade”, comentou.

As peças desenvolvidas pelos alunos foram colocadas em exposição na manhã de sábado (18/8), no mesmo dia em que foi feito o plantio da árvore pau-brasil. O projeto terá continuidade ao longo dos próximos dias, quando será colocado no centro da exposição uma grande urna. “Ela será uma capsula do tempo. Todas as pessoas que circulam pelo campus poderão depositar fotos, cartas, livros, enfim, objetos que queiram deixar guardado para a possibilidade de essa urna ser aberta um dia. A peça será vedada e poderá manter esses materiais intactos por muito tempo, até que possa um dia ser aberta. Fica para todos nós a dúvida se isso irá acontecer, mas é uma forma de contribuirmos para a história”, comentou.

Etapas realizadas em conjunto

Após a elaboração do projeto e as lições da teoria, de acordo com a professora, os alunos literalmente colocaram a mão na massa e iniciaram a confecção das suas urnas, sendo uma individual e uma feita coletivamente. “Foi um trabalho coletivo lindo de ver. Todos unidos nas alegrias e nas dificuldades que iam surgindo. A técnica de cerâmica é algo que precisa seguir muitas regras e eles foram aprendendo isso juntos”, completou.

Para Odete, todo o processo de construção do projeto pode ser definido como “poético”. “Eles foram se descobrindo enquanto artistas. Foi algo realmente muito especial acompanhar esse desenvolvimento e fazer parte disso”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de agosto de 2018 às 16:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário