AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Medicina: Mutirão de cirurgias pediátricas realiza procedimentos em 17 crianças

Medicina: Mutirão de cirurgias pediátricas realiza procedimentos em 17 crianças
Professores e acadêmicos da Unesc participaram da ação (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Medicina da Unesc participou no sábado (5/5), da edição de 2018 do mutirão de cirurgias pediátricas, no Hospital São José, em Criciúma. Dezessete  crianças e adolescentes, dos nove meses aos 13 anos que estavam na fila de espera para realização de cirurgias de média complexidade, passaram por procedimentos liderados pelo curso de Medicina da Unesc, em parceria com uma equipe de médicos cirurgiões anestesiologistas e enfermeiros.

A ação ocorre todos os anos em parceria com os médicos e a Universidade. O Hospital São José oferece toda estrutura, mão de obra e material de apoio para realização. O mutirão ocorreu no mesmo dia em outros dez estados brasileiros e o Distrito Federal.

“O mutirão traz inúmeros benefícios ao orientar e demonstrar a importância do atendimento especializado em Cirurgia Pediátrica para as crianças, além claro, de retirar os pacientes da fila do SUS. As crianças são selecionadas por intermédio da fila única da Secretaria Municipal de Saúde”, afirma o cirurgião pediátrico e professor da Unesc Christian Escobar Prado.

A Lacipe (Liga de Cirurgia Pediátrica da Unesc) esteve presente na ação e realizou  brincadeiras e apresentações para entreter os pacientes e seus familiares.

Os procedimentos

Serão realizadas cirurgias eletivas ambulatoriais, como hérnias inguinais, postectomias (cirurgia de fimose), correção de hipospádia (má formação peniana), orquidopexia (correção de testículo não-descido), correção de má formações cervicais (como cisto tireoglosso e branquiais).

Os cirurgiões pediátricos e professores do curso de Medicina da Unesc Christian de Escobar Prado e Rodrigo Demétrio aturam de forma voluntária.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de maio de 2018 às 13:04
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Glória Alves dos Santos Garcia

18 de maio de 2019 às 10:26

Como faço pra fazer parte desse mutirão e se minha cidade tem chances de participar pois tenho uma criança que já ta passando da hora de fazer uma cirurgia de descida de testículos com urgência

Deixe um comentário