AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professora da Unicamp apresenta performance teatral

Professora da Unicamp apresenta performance teatral
Zeca Virtuoso Mais imagens
Poderia ser uma palestra convencional, de exposição, na última noite de programação do 3º Seminário Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais, na terça-feira. A professora doutora Márcia Strazzacappa, da Unicamp, no entanto, preferiu transgredir o academicismo, abordando seu tema “Música e dança: processos e produção e de apropriação – o fazer e o fruir” por meio de uma performance teatral. Incorporando a personagem de uma trabalhadora doméstica, a dona Clotilde, ela fez o público do auditório Ruy Hülse rir muito, mas também pensar.
Márcia tem doutorado em Artes – Estudos Teatrais e Coreógrafos, pela Universidade de Paris, França, e é professora do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação) da Unicamp. Em sua apresentação divertida, ela não só questionou a soberba do mundo acadêmico, como também pôs em xeque o método científico ortodoxo, marcado pela distância entre pesquisador e objeto pesquisado, empecilho efetivo à produção do saber. 
Música na escola
O professor Sérgio Figueiredo, doutor em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology University, Austrália, antecedeu Márcia, falando sobre a importância da música na escola. O pesquisador, que também é instrumentista e regente, fez uma dinâmica com a platéia, levando as pessoas a cantar. Segundo ele, a alfabetização musical é para qualquer pessoa, não é uma questão de talento. Após as exposições, houve debate, com a mediação da professora doutora Luciana Ostetto, da UFSC. 27 de junho de 2007 às 16:02
Compartilhar