Unesc firma Pacto pela Promoção do Respeito à Diversidade
A Unesc marcou mais um novo passo na luta pela respeito e pela igualdade. Ocorreu na noite desta terça-feira (26/9), a assinatura do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. Além de aderir a iniciativa promovida pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos, e pelo Ministério da Educação, a Universidade apresentou uma comissão formada por professores, alunos e funcionários da Unesc no comitê gestor, comprometidos com a promoção e disseminação da causa.
Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Universidade precisa ser o lugar do respeito ao outro e das suas opções. “Ela não pode se furtar aos movimentos que estão postos, sobretudo em momentos como esse, em que vivemos opressões inúmeras e tentativas sorrateiras de retirar os direitos das pessoas em diferentes cenários, de diferentes maneiras. Nós temos que ter posição, postura e coragem. Nós não podemos ocupar os lugares que nos são postos para passar em branco por eles, nós precisamos nos movimentar em direção a lutas que são coletivas”, comentou.
Ceretta afirmou ainda, que a o pacto fortalece ações que precisam ser desenvolvidas transversalmente no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão e na convivência. “Essas questões elas não nascem do nada, elas já estão postas nas leis de diretrizes de base da educação. Não são movimentos isolados, é um conjunto de legislação que nós temos que já nos convida a fazer essas práticas”, ressaltou.
Compõem o Comitê Gestor do Pacto
Lisiane Tuon Generoso Bittencourt
Marcelo Feldhaus
Reginaldo de Souza Vieira
Valdemira Santina Dagostim
Dipaula Minotto da Silva
Gladir da Silva Cabral
Kelly Joziane de Mendonça Dorneles Gianezini
Márcia Cristina Américo
Miquele Lazarin Padula
Merissandra Côrtes de Mattos Garcia
Priscila Schacht Cardozo
Rita de Cássia Guimarães dos Santos Dagostin
Denis Vireira Morais
Isadora da Silva Lemos
Letícia Anselmo Manique Barreto
Manoela dos Santos Peres
Semana da Pessoa com Deficiência
O evento também contou com a palestra “Gênero, Sexualidade e Deficiências”, da professora da UFSC e pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades do Departamento de Antropologia da UFSC e ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência do Departamento de Psicologia da mesma universidade, Anahi Guedes Mello.
Rodas de conversa e apresentações culturais ainda compõem a programação do evento, que ocorreu até quinta-feira (28/9) na Universidade.
Confira a programação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
26 de setembro de 2017 às 21:41
Newsletter
RSS