Lesões no trabalho são responsáveis pela maioria dos afastamentos
O Café com Ciência desta semana trouxe para o debate o tema “Lesões osteomusculares no trabalho”. O encontro, ministrado pelo professor doutor da Unesc Paulo Cesar Lock Silveira e da fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia do Trabalho, Andreza Del Castanhel Bagio, ocorreu nesta quinta-feira (24/8), na ACIC. Segundo eles, as lesões osteomusculares no trabalho lideram o ranking de doenças da Previdência Social no Brasil.
Conforme Andreza, é necessário que haja consciência das empresas para que o ambiente de trabalho seja adequado e ofereça condições de menor impacto possível aos trabalhadores. Também é preciso que os funcionários estejam atentos e façam a sua parte. “Temos uma realidade bastante triste no país. Cerca de 90% das empresas realizam análises ergonômicas somente porque foram notificadas. A Análise Ergonômica de Trabalho é um documento essencial na avaliação dos riscos presentes nos equipamentos, postos de trabalho e na execução da atividade profissional”, explica a especialista.
Para os funcionários, Andreza dá dicas para evitar lesões. “Devemos variar as posições. Não devemos manter a mesma postura por muito tempo. Para quem trabalha em escritórios, alterar a posição do mouse é uma boa dica. Usar os atalhos do teclado também é outra maneira de amenizar o uso do mouse”, menciona.
A má postura no trabalho também é outro fator que pode gerar lesões na coluna. “Por isso, o encosto da cadeira precisa preencher toda a coluna. Precisamos tomar cuidado com a altura do monitor do computador. Para àqueles, que usam notebooks é muito importante que se tenha teclados e mouses externos”, acrescenta Andreza.
Café com Ciência
O evento é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e da Acic voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da universidade.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
25 de agosto de 2017 às 16:16
Newsletter
RSS