AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Artista Eugênia França traz um outro ângulo da infância em suas pinturas

Artista Eugênia França traz um outro ângulo da infância em suas pinturas
Abertura da exposição ocorre nesta terça-feira na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Crianças brincando, o brilho no olhar, inocência e pureza. Uma imagem linda e leve nos vem à cabeça quando pensamos em momentos assim, mas não é essa a percepção que a artista Eugênia França, de Minas Gerais, vai trazer para o Espaço Toque de Arte da Unesc, nesta terça-feira (8/8). Suas pinturas, retratos de meninas e suas bonecas, trazem o lado obscuro de uma infância corrompida e dilacerada em “Do lado de cá, do lado de lá”. A abertura da exposição ocorre às 20h30, e tem o intuito de promover a reflexão sobre diversos problemas sociais.

Exclusão social, exploração, abandono, violência. Essas são palavras que, segundo o artista, pesquisador e professor de pintura na Escola Guignard, Alan Fontes, aparecem aos olhos ao avistar as pinturas de Eugênia. “As crianças retratadas recebem um tratamento pictórico dramático que nos leva a pensar sobre uma gama de problemas sociais que corriqueiramente optamos por não enxergar. As pinturas de Eugênia França escancaram com crueza o peso das memórias caladas”, comentou.

Além do impacto que trazem as crianças, as pinturas de Eugênia têm como suporte lonas de caminhão que foram descartadas e, sem nenhum tratamento, mantém preservadas suas marcas, cargas e histórias que passam a compor o trabalho. “Os recortes e remendos aparentes das lonas se confundem com as imagens das crianças como se fossem suturas em seus corpos. Sinistros testemunhos da usura do tempo e da permanência do trauma como imagem”, ressaltou Fontes.

Visitação

Após a abertura, a exposição estará aberta para visitação até o dia 28 de setembro, das 9 às 22 horas. Para agendar visitas mediadas, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade, pelo telefone 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

02 de agosto de 2017 às 20:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário