Unesc dá posse a novos coordenadores e gerentes
Mudanças Profundas
O reitor Antonio Milioli Filho reafirmou que a Unesc está num momento de mudanças profundas e para melhor. "Assumimos esta instituição com nove cursos, 1.750 alunos e inúmeros problemas financeiros. Hoje, ela comemora 34 cursos, mais de dez mil alunos e um modelo de gestão responsável e eficiente", disse. O crescimento físico e acadêmico da instituição, segundo Milioli, precisava se refletir numa nova estrutura administrativa e gerencial, que está sendo implantada agora com a reforma. Outras preocupações, segundo ele, era adequar a Universidade às novas exigências da legislação brasileira da educação, valorizar os professores que investiram em suas carreiras, agregar o ensino, a pesquisa e a extensão em projetos integrados e garantir a continuidade da sustentabilidade econômica da instituição. Depois de pedir que a comunidade universitária "acredite e participe" das mudanças em curso, o reitor desejou "sucesso e sabedoria" aos novos dirigentes.
O vice-reitor e presidente da comissão da reforma, Gildo Volpato, historicizou todo o processo desencadeado na universidade desde a reeleição da atual reitoria, em julho de 2005, que culminou com mudanças no regimento e estatuto da instituição e que atingiu mais uma etapa nesta tarde. "A Unesc está passando por uma revolução silenciosa que será um marco para esta instituição na busca da sua excelência ou perfeição", disse Volpato. Ele pediu que as mudanças em curso, que exigiram também alteração nas nomenclaturas de vários setores e órgãos da universidade, sejam observadas por todos.
As pró-reitoras de graduação, Neide Inês Ghelere de Lucca; de Administração e Finanças, Maria Julita Volpato Gomes; e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Roseli Jenoveva Neto, ressaltaram a responsabilidade dos empossados no processo de condução da gestão da universidade, no sentido de que a missão se concretize a cada dia, e do momento histórico que a instituição está vivendo. "A reforma é necessária e todos devem contribuir com sua parcela de responsabilidade para que ela dê certo", disse Roseli.
Composição das UNAs
Com a posse dos novos coordenadores de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, as unidades acadêmicas completam suas equipes de trabalho e já podem passar a funcionar. Das quatro UNAs, apenas uma não funcionará no prédio administrativo, onde atua a reitoria. A da Ciências da Saúde, que permanecerá junto com os cursos agregados, no prédio S.
UNA de Ciências da Saúde:
- Diretor: Felipe Dal Pizzol
- Coordenação de Ensino: Tatiana Barrichello
- Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação: Ricardo A. de Pinho
- Coordenação de Extensão: Lisiane Tuon G. Bitencourt
Integram esta UNA, além das atividades de Pesquisa e Extensão, os cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia e de pós-graduação o Mestrado em Ciências da Saúde e o Doutorado em Ciências da Saúde.
UNA de Ciências, Engenharias e Tecnologias:
- Diretor: Márcio Antônio Fiori
- Coordenação de Ensino: Yara Jurema Hamenn Llanos
- Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação: Ângela Beatriz C. Arnt
- Coordenação de Extensão: Mário Ricardo Guadagnin
Integram esta UNA os cursos de graduação Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Tecnologia em Cerâmica e as Tecnologias em convênio SATC/SENAI: Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Eletromecânica, Tecnologia em Moda e Estilo, Tecnologia em Polímeros e Tecnologia em Telecomunicações
UNA de Ciências Sociais Aplicadas
- Diretor: Dourival Giassi
- Coordenação de Ensino: Rosane Deoclésia A. Dal Toé
- Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação: Aguardando Indicação
- Coordenação de Extensão: Liége Inocêncio Búrigo
Integram esta UNA os cursos de graduação Administração de Empresas, Administração - Habilitação em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão de Marketing, Tecnologia em Gestão de Pessoas e Tecnologia em Gestão de Pequeno e Médio Empreendimento e os Seqüenciais Administração de Supermercados, Desenvolvimento Regional e Formação Específica em Trânsito.
UNA de Humanidades, Ciências e Educação:
- Diretor: Ricardo Luiz de Bittencourt
- Coordenação de Ensino: Robinalva Borges Ferreira
- Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação: Dorval do Nascimento
- Coordenação de Extensão: Pedro Rosso
Integram esta UNA os cursos de graduação Artes Visuais - Licenciatura, Artes Visuais - Bacharelado, Ciências Biológicas - Licenciatura, Ciências Biológicas - Bacharelado, Educação Física - Bacharelado, Educação Física - Licenciatura, Geografia - Licenciatura, História - Bacharelado/Licenciatura, Letras Habilitação Português/Espanhol, Letras Habilitação Português/Inglês, Matemática e Pedagogia; o Colégio de Aplicação (CAP), como Ensino Básico oferecido pela Unesc, e a pós-graduação com os mestrados em Ciências Ambientais e em Educação. 03 de maio de 2007 às 18:05
Newsletter
RSS