AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Povo Kaingang será tema da 3ª Semana Indígena da Unesc

Povo Kaingang será tema da 3ª Semana Indígena da Unesc
Evento inicia nesta terça-feira na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

História e cultura, natureza e territorialidade do povo Kaingang será tema da 3ª Semana Indígena da Unesc. Eles estão entre os mais numerosos povos indígenas do Brasil e sua essência será ventilada por meio de debates, conferências, palestras, exposições e apresentações culturais na Universidade. O encontro inicia na terça-feira (26/4), às 14 horas, na sala 1 do Bloco O da Unesc.

No primeiro dia de evento ocorrem duas conferências, sobre “História e cultura Kaingang - natureza e territorialidade”, às 14h30,  e “Diálogos de Saberes”, às 19 horas. As duas ações contam com o Professor Getúlio Narsizo, liderança indígena da “Terra Indígena Xapecó”.

Na quarta-feira (27/4) também haverá atividade fora do campus. O Grupo de Dança “Ga tan”, da terra Indígena Xapecó estará na Praça Nereu Ramos, às 9 horas, levando sua arte até a comunidade. Ainda na quarta-feira, também ocorre uma apresentação de um documentário “O ritual Kiki da resistência Kaigang”, às 15 horas, na sala 1 do Bloco O, e uma conferência sobre “A proteção jurídica dos indígenas no Brasil – da política indigenista a realidade”, que será ministrada, às 19 horas, pelas doutoras em Direito Thais Luiza Colaço e Kelly Gianezini.

No último dia de evento, na quinta-feira (28/4), ocorre uma conferência, às 14 horas, sobre “Movimentações e especificidades culturais Kaingang”, com o doutor em Ambiente e Desenvolvimento Luís Fernando da Silva Laroque. A programação também conta com uma atividade cultural na Praça do Estudante, às 20h30.

O encontro é organizado pelo curso de História e tem apoio Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unesc), Setor de Arqueologia, Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc), Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís), UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, de Ciências da Saúde e de Humanidades, Ciências e Educação, da Pastoral da Saúde de Criciúma, do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais), do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Étnico-Raciais, Indígenas e de Minorias da Unesc) e do Museu de Zoologia.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

25 de abril de 2016 às 14:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário