Professora Maria Inês dá nome ao Ateliê de Arquitetura
Professores, alunos e Arquitetos da região se reuniram nesta quinta-feira (8/10) para celebrar a nomeação do Ateliê de Arquitetura da Unesc. Quem recebeu a homenagem foi a professora Maria Inês Dutra Bay, co-fundadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc em 2003. No encontro, a professora foi representada por sua filha Marina.
“Sou antropóloga e acredito no poder que os rituais têm de fixar mensagens nas pessoas. Essa placa terá essa função, deixando marcado o nome da minha mãe na Unesc, no local em que ela descobriu e desenvolveu a paixão e a vocação em lecionar. Espero que ela seja lembrada pelo que acreditava, no papel social fundamental do arquiteto e no quanto ele pode contribuir para a sociedade”, ressaltou Marina.
O reitor da Unesc, Gildo Volpato, relembrou a personalidade da professora. “Ela foi uma pessoa leal, digna e sincera dentro das reflexões que ela acreditava. Aquele tipo de alguém que te olha nos olhos com um jeito único. Ela acreditava na força e no valor do aluno dentro do processo de aprendizagem, fortalecendo a importância de um ateliê como esse”, comentou Volpato.
Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Miguel Angel Pousadela, a origem do espaço teve a professora Maria Inês como protagonista. “Nossa professora sempre foi comprometida com a proposta do ateliê, sempre pensando na relevância da prática dentro do ensino. Ela sempre vai estar presente na figura deste curso, e agora com uma marca forte”, afirmou.
Na oportunidade, Marina doou o acervo pessoal da professora Maria Inês para a Unesc. Trazendo suas revistas e livros até a Biblioteca.
Do encontro, também participaram as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; e os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Engenharias e Tecnologias, Ângela Piccinini, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
08 de outubro de 2015 às 18:361 comentário
Ângela Piccinini
09 de outubro de 2015 às 22:16Belíssima homenagem!
Newsletter
RSS