AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Produção audiovisual é tema de encontro

Produção audiovisual é tema de encontro
Encontro foi ministrado pelo professor doutor Rafael Hagemeymer (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Ficção, mapas, gravações, fotografias antigas, entrevistas, uma série de recursos podem ser utilizados em uma produção de vídeo.  O tema foi o foco da palestra “O Audiovisual como fonte de conhecimento”, realizada nesta segunda-feira (1/6), na Unesc.  O encontro foi ministrado pelo professor doutor da Udesc Rafael Hagemeymer.

Rafael contou que a discussão sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar a história por meio de documentários é continua. “Você não vai poder falar de tudo, não tem 400 páginas para escrever uma tese, por exemplo. Contudo, mesmo sendo resumido e sucinto é possível realizar o aprofundamento necessário e expressar esse conhecimento por meio do cinema, com todas as ferramentas que ele te traz”, afirmou.

O professor utilizou como exemplo o campo da história da arte. “Quantos trabalhos simples e, no entanto, super interessantes são feitos na área da arte por meio de documentários. Você pode analisar uma obra por inteiro, audiovisualmente falando isso é maravilhoso. É possível aproximar os detalhes, descrever e colocar uma música, dando movimento à obra. A análise fica muito mais rica. Por escrito seria necessário descrever a obra, enquanto no vídeo ela já tem essas informações e outras mais”, explicou.

O professor Rafael faz parte do PPGH (Programa de Pós-Graduação em História) da Udesc, é autor do livro “História e Audiovisual” e do documentário “Um dia Nublado: o cinema nas greves do ABC”, lançado em 2014.

Encontro teve apoio do Pibid


A palestra foi uma ação do curso de História, do Laboratório de História Oral, Imagem e Som do Cedoc (Centro de Memória de Documentação da Unesc) e do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Unesc. “Na Unesc nós temos 240 alunos e 29 professores de escolas públicas contemplados pelo Pibid. Encontros como esse trazem a reflexão além da sala de aula, um dos principais objetivos do programa”, explicou o coordenador do Pibid da Unesc, Carlos Arcângelo Schlickmann

Fonte: Secom

01 de junho de 2015 às 21:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário