AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Oficina irá confeccionar o Boi de Mamão da Unesc

Oficina irá confeccionar o Boi de Mamão da Unesc
O encontro para produzir os personagens do folguedo ocorre neste sábado (Foto: Arquivo) Mais imagens

Na década de 80, a Unesc, na época Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), possuía o seu Boi de Mamão. A história do boi que nasce, ressuscita e morre era contada por meio de personagens cheios de cores e personalidade. Com o intuito de resgatar essa tradição, o projeto de extensão “Boi de Mamão na Comunidade” realiza na manhã deste sábado (30/5), a Oficina de Boi de Mamão. A atividade é aberta ao público e ocorre das 8 às 12 horas, nas salas 1, 4 e 5 do Bloco Z da Unesc.

“As pessoas precisam conhecer os costumes brasileiros e, através do projeto, vamos ensinar os participantes a exaltarem a cultura de Santa Catarina, dando valor às nossas raízes e reestruturando o Boi da Universidade, que já trouxe tanta alegria ao nosso Campus”, comentou uma das coordenadoras do projeto, Amalhene Baesso Reddig.

No encontro serão confeccionados os principais personagens do folguedo, como o boi, o vaqueiro, o doutor, a bernunça, Mariana e, para lembrar Criciúma e a cultura regional, serão desenvolvidos os personagens: Mineiro e Catadeira de Carvão.

“Além dos personagens já existentes na tradição, nós iremos desenvolver os nossos próprios. Queremos exaltar o município por meio dos bonecos e também na cantoria, trazendo a identidade de Criciúma para dentro do folguedo. E por meio do nosso Boi, vamos realizar o contato com as escolas da região, para incentivar o desenvolvimento do Boi de Mamão nesses espaços”, afirmou Amalhene.

Para a confecção, o projeto está arrecadando materiais como pérolas, perucas, plumas, renda, tecidos, lantejoula, lenços, lixa para madeira, mala antiga, maquiagem, couro, fantasias, elástico, entre outros. Os interessados em colaborar podem levar os matérias no Setor de Arte e Cultura da Unesc.

Saiba mais

A ação faz parte do projeto de extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc) “Boi de Mamão na Comunidade - reflexões sobre memória, história, arte popular e identidade cultural”, coordenado pelas professoras Amalhene Baesso Reddig e Silemar de Medeiros da Silva.

A primeira etapa do projeto de extensão foi realizada em 2014, na Escola Governador Herilberto Hülse, e em 2015, o objetivo principal é resgatar a cultura do folguedo e ressuscitar o Boi de Mamão da Unesc.

Fonte: Secom

28 de maio de 2015 às 20:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário