AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Negritude e identidade são debatidos durante 12º Maio Negro

Negritude e identidade são debatidos durante 12º Maio Negro
Cultura africana e representações estarão presentes nos encontros (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um espaço para debates sobre a cultura africana e suas influências na sociedade, questões de gênero e identidade e para a manifestação artística de grupos da região. Assim é 12º Maio Negro, que em 2015 tem como tema “Negritude, Identidade e Imigrações Contemporâneas”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral e ocorre nos dias 13, 15, 19 e 20 de maio em diversos locais da Unesc.

Promovido pela Universidade, por meio da Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação), pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Étnico-Raciais, Indígenas e de Minorias) e pelo curso de História, o Maio Negro tem o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Copirc (Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial de Criciúma) e da ACR (Anarquista Contra o Racismo).

Segundo a coordenadora do Neab da Unesc, Janaína Vitório, o Maio Negro tem o objetivo de refletir histórias coletivas e dar visibilidade aos grupos que trabalham questões relacionadas à identidade cultural negra, ao reconhecimento das diferenças e identidades étnico-raciais. “Neste ano acrescentamos as imigrações contemporâneas aos debates. Nossa região, especialmente o município de Criciúma, recebeu muitas pessoas vindas de países africanos nos últimos meses. Vamos debater a questão e ouvir estas pessoas, conhece-las melhor”, comenta.

A programação do Maio Negro inclui oficinas como a de trança, uma benção com representantes das religiões católica, evangélica e africana, conversa sobre identidade e luta da mulher negra na sociedade e a palestra “Identidade Diáspora Africana”, com o professor doutor  Christian Muleka Mwewa da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Mwewa é doutor em Ciências da Educação e pesquisador sobre sociedade e manifestações culturais afro-brasileiras.

Programação

Fonte: Secom

10 de maio de 2015 às 16:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário