Peer Instruction é tema de minicurso em Formação Continuada
Peer Instruction (Aprendizagem pelos Pares) é um método de ensino criado pelo professor Eric Mazur, do Departamento de Física da Universidade Harvard, EUA, em que os alunos participam ativamente da aula, desde a sua construção. Na tarde desta quinta-feira (19/2), os professores da Unesc participaram de um minicurso sobre a metodologia. O encontro foi ministrado pelo professor Antonio Sávio da Silva Pinto, do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo).
Nesse método, o aluno deve ler os textos em casa, como uma pré-aula, para que o encontro com o professor seja para tirar dúvidas e interagir. Esse texto, disponibilizado online, pede para que o aluno responda algumas questões, desta forma, o professor já identifica quais as dificuldades iniciais da turma perante aquele tema.
Essa pré-leitura do material serve como base para a aula acontecer, que, juntamente com as explicações do professor, garante ao aluno o conhecimento necessário para responder as questões aplicadas. As perguntas feitas pelo professor são respondidas pelos alunos com auxílio do clicker, um equipamento eletrônico que consiste em receber a resposta no momento em que a atividade é aplicada.
Segundo Sávio, o método foi aplicado no Unisal e trouxe grandes resultados em sua aula. “Essa ideia assegura que nós professores saibamos quais são as principais dificuldades dos alunos desde o momento da construção da aula, o que facilita na busca pela resolução dos principais problemas enfrentados no tema”, comenta.
O minicurso faz parte da primeira Formação Continuada de professores da Unesc em 2015, que ocorre até sexta-feira (20/2), em diversos locais da Universidade.
Videoconferência sobre a metodologia "WAC: O “Writing Across the Curriculum”"
Durante a manhã desta quinta-feira (19/2), os professores participaram de uma videoconferência sobre o método WAC: O Writing Across the Curriculum (Escrita por todo o Currículo). Trata-se de uma metodologia de aprendizagem, que tem como perspectiva, as fortes ligações entre escrever, pensar e aprender, enfatizando a importância de aprender técnicas e utilizar a escrita para desenvolver as competências interrelacionadas do pensar e do escrever.
O encontro foi ministrado pela professora Marcilene Bueno, da Unisal, a qual fez a apresentação via web com assessoria presencial do professor Antônio Sávio da Silva Pinto, também da Unisal.
Fonte: Secom
19 de fevereiro de 2015 às 17:01
Newsletter
RSS