Projeto desenvolve Plano de Recursos Hídricos para a Bacia do Rio Araranguá
A Bacia do Rio Araranguá é a pauta de discussões desta semana na região. Até sexta-feira (5/11), vários dos 16 municípios que fazem parte da Bacia receberão eventos para a apresentação de dados e discussões sobre os planos de Recursos Hídricos. A Unesc está sendo representada no evento realizado pelo Governo do Estado pela coordenadora do curso de Geografia, Yasmine de Moura da Cunha, que é vice-presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá.
Quinta-feira (4/12) a partir das 14 horas o encontro ocorre na Câmara de Vereadores de Turvo. Nesta semana, os encontros envolvem os municípios de Forquilhinha, Turvo, Criciúma, Treviso e Araranguá. O objetivo é apresentar os resultados do cadastramento dos usuários de água para os agricultores, pecuaristas, aquicultores, e representantes municipais da indústria, mineração e saneamento.
Projeto de extensão
O projeto de extensão da Unesc que será apresentado nos eventos é “A gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga: conscientização e capacitação de seus atores sociais”. O objetivo do projeto é motivar, divulgar e acompanhar o cadastramento de usuários de águas da Bacia do rio Araranguá.
A primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, desenvolvido dentro do projeto de extensão, foi aprovada pelo Governo do Estado de Santa Catarina em abril deste ano, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável da Diretoria de Recursos Hídricos e do Comitê da Bacia do Rio Araranguá.
Na segunda etapa, o enfoque foi no cadastro dos usuários de água. A campanha iniciou em fevereiro de 2014 e encerrou em outubro, com ações fortalecidas pelos Encontros Regionais de Cadastramento, treinamentos setoriais e campanha publicitária que levou para a comunidade a necessidade do cadastro.
Fonte: Secom
02 de dezembro de 2014 às 17:51
Newsletter
RSS