Relação entre homem e natureza é tema de oficina
A relação com a natureza e a identidade com o Criador foram pauta da oficina “Homo Natura”, que aconteceu na manhã de hoje (12/9) durante o Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, que está sendo realizado pela Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, de quarta a sábado (10 a 13/9). Durante o encontro, os professores João Batanolli, José Carlos Virtuoso e Maristela Giassi falaram, entre outros assuntos, sobre o endeusamento do dinheiro e da tecnologia. “As pessoas acreditam que a ciência resolve tudo, e esquecem-se da essência. Acabam comprando, gastando e se tornando grandes consumistas a fim de preencher seu vazio existencial”, comenta Batanolli.
Na oportunidade, o professor também lembrou que a grande contradição humana na atualidade é negar a importância da Mãe Natureza. “Nós viemos dela, somos dela, e ela está em nós. Dentro do sistema doido no qual vivemos, precisamos ser mais índios, mais humanos, mais coração, e esquecer-se da máquina consumista que move a sociedade”, enfatiza.
Entre os presentes estava a mestranda da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Mirian Ribeiro de Barros Shaw, que afirmou que “a oficina colocou em questão o centro da universidade, que é a vida humana”, diz. “O nosso objetivo é educar, e educar para a vida. O encontro está sendo maravilhoso. E ele nos faz refletir sobre os verdadeiros valores que estamos levando para a sala de aula”, completa.
Fazendo exercícios rápidos e práticos, como respirar profunda e conscientemente e abraçar os colegas, os ministrantes mostraram o quanto os pequenos detalhes podem fazer a diferença no dia-a-dia das pessoas. “Devemos fazer uma autocrítica profunda e voltar à simplicidade. Temos que ter calma, deixar de lado o conteúdo e voltarmos à prática. Devemos olhar no olho, abraçar, ser mais humanos”, aconselha Batanolli.
As oficinas, minicursos e Grupos de Trabalho encerraram na tarde de hoje. As atividades ocorreram durante a manhã e tarde de quinta-feira e hoje.
(Com colaboração da Ápice Comunicação)
Fonte: Secom
12 de setembro de 2014 às 18:38
Newsletter
RSS