Inclusão social foi discutida em Jornada Catarinense da Pessoa Ostomizada
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a ostomia, ocorreu hoje (12/9) em Florianópolis, a 5ª Jornada Catarinense da Pessoa Ostomizada. O evento teve como tema “Reavaliando conceitos e propondo caminhos", tratando de assuntos relacionados à inclusão social. A jornada foi promovida pela ACO (Associação catarinense da pessoa ostomizada), sendo que a Unesc esteve presente com participantes de projetos de extensão e pesquisa.
Ostomizados são pessoas que sofreram uma intervenção cirúrgica, em que se forma uma comunicação entre um órgão interno, com o meio externo.
Participaram do evento os integrantes do projeto de Extensão "Educação em Saúde- autocuidado entre os ostomizados" e “Autocuidado entre os ostomizados: uma estratégia para melhoria da autoestima”, do Programa de Assistência aos ostomizados do Serviço de Enfermagem, o projeto de pesquisa “Risco de depressão, avaliação de lesão periestomal a partir de escala de SACS e avaliação nutricional dos ostomizados de Criciúma – SC”, o CER II (Centro Especializado de Reabilitação da Unesc) e a Associação dos Ostomizados de Criciúma.
Fonte: Secom
12 de setembro de 2014 às 18:27
Newsletter
RSS