AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pesquisadores de Portugal, Irlanda e Canadá irão contribuir com pesquisas da Unesc

Pesquisadores de Portugal, Irlanda e Canadá irão contribuir com pesquisas da Unesc
James William Barlow já esteve na Unesc participando de uma conferência (Foto: Arquivo) Mais imagens

Três projetos da área da saúde da Unesc vão receber pesquisadores internacionais para contribuir no desenvolvimento de estudos a partir deste semestre. O benefício parte do Programa de Ciência Sem Fronteira, na modalidade PVE (Pesquisador Visitante Especial). Os pesquisadores virão no mínimo uma vez por ano para passar 30 dias, ao longo de três anos, durante a realização das pesquisas.

Um dos projetos contemplados é o da professora Vanessa Andrade, com a pesquisa “Influência do tratamento com vitamina D sobre a instabilidade genômica avaliada em pacientes com Diabetes mellitus tipo dois”. O pesquisador visitante será João Paulo Fernandes Teixeira, de Portugal. Segundo Vanessa os estudos que buscam soluções para o controle da geração de radicais livres, consequente do estado hiperglicêmico (indivíduo com elevado nível de açúcar no sangue) são cada vez mais comuns, e a vitamina D é um dos focos desses estudos.

Os alunos que de IC (Iniciação Científica), mestrado e doutorado dos grupos dos professores beneficiados com o edital terão contato direto com os pesquisadores visitantes. “Os benefícios são imensuráveis, visto que terão muitas variáveis como a questão da língua, novas tecnologias, possibilidades de intercâmbio, troca de experiências, entre outras questões”, conta Vanessa.

Irlanda e Canadá

Além do projeto da professora Vanessa, os professores Ricardo Pinho e Patrícia Amaral também foram contemplados. Todos com a saúde como base de análise.

A professora Patrícia traz o tema “Levantamento Etnobotânico, Síntese e Avaliação Biológica de Cromanonas e Análogos do tipo Calea spp”. A pesquisa trata sobre a investigação de moléculas isoladas de uma planta medicinal nativa da região. “A proposta é realizar a síntese orgânica de moléculas derivadas desta espécie e testá-las frente à toxicidade e atividade anti-inflamatória”, comenta Patrícia. O pesquisador visitante é James William Barlow, de Dubli, Irlanda.

O projeto de Pinho tem o tema “O papel da AMPK (proteína quinase ativada por monofosfato) de adenosina na inibição do sistema NADP(H) oxidase e na regulação da homeostase do cálcio em músculo esquelético e cardíaco de animais expostos a dieta hiperlipídica: um possível efeito regulatório do exercício sobre a resistência a insulina”.  Segundo o professor, a pesquisa tem o objetivo de avaliar os efeitos regulatórios do exercício físico sobre a resistência à insulina, com foco no papel de proteínas que controlam os processos inflamatórios e a produção de radicais livres em um modelo experimental de obesidade. O projeto vai receber o pesquisador visitante Rolando Bacis Ceddia, de Toronto, Canadá.

Objetivo do Programa

O Ciência Sem Fronteira tem o objetivo de apoiar pesquisas que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, inovação e tecnologia.

A modalidade PVE procura atrair pesquisadores renomados e lideranças internacionais, que tenham destacada produção científica e tecnológica nas áreas contempladas do Programa.

Fonte: Secom

12 de setembro de 2014 às 13:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário