Congresso Ibero-Americano: Imaginário Social é tema de palestra
A segunda noite (11/9) do Congresso Ibero-Americano foi encerrada com um ciclo de palestras e mesas-redondas voltadas a diversas áreas do conhecimento. Entre as atividades destacava-se a palestra “Mídia e Cultura: Perspectivas sobre o Imaginário Social”, ministrada pela professora doutora Heloísa Juncklaus Preis Morais. Durante o evento ela enfatizou o imaginário popular e como ele está presente na vida em sociedade, mesmo que passando despercebido.
A professora explicou que a cultura está ligada ao imaginário popular, mexendo com a emoção e com a visão de mundo. “Muitas vezes somos contaminados por alguns imaginários, como o de vestir verde e amarelo durante a Copa do Mundo, por exemplo”, destaca Heloísa, explicando ainda que todo imaginário é real, fugindo do falso ou da ficção.
No mundo online, das redes sociais, ela chama atenção para os recortes da vida, onde o mundo parece perfeito segundo as postagens dos usuários, e para a qualidade dos conteúdos disseminados na rede. “Esses recortes também são os mesmos feitos pela mídia, quando pegam fatos isolados para expor. E, talvez, não pensamos muito sobre isso, assim como o que curtimos ou compartilhamos, publicando mais pela atração estética do que pela importância do conteúdo”, explica.
Amanhã (12/9) à noite, o Congresso conta com a participação da presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Helena Costa Lopes de Freitas, a partir das 19h30min, no Auditório Ruy Hülse.
(Com colaboração da Ápice Comunicação)
Fonte: Secom
11 de setembro de 2014 às 21:30
Newsletter
RSS