AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto reforça gestão ambiental na escola José Contim Portella

Projeto reforça gestão ambiental na escola José Contim Portella
Captação de água da chuva será uma das ações implementadas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Ações simples de gestão ambiental escolar, de baixo investimento e criatividade, podem se transformar em poderosos instrumentos de educação ambiental. Com esta ênfase, a escola municipal José Contim Portella, de Criciúma, ganhou hoje (21/5) um aliado para as suas práticas pedagógicas voltadas à promoção da consciência ecológica dos alunos. O projeto de extensão “Gestão ambiental como estratégia para o fortalecimento da educação ambiental na Escola José Contim Portella”, será desenvolvido ao longo de dois anos, com a participação da direção e comunidade escolar.

Uma das primeiras iniciativas de gestão ambiental é a implantação efetiva do sistema de captação de água da chuva, cujo projeto foi realizado no ano passado com apoio de outro projeto de extensão do qual o atual deverá representar um aprofundamento. Ao longo do primeiro ano deverão ser realizadas novas etapas, compreendendo atividades e ações de gestão ambiental, como oficinas educativas e trabalhos de melhoria nas condições do ambiente escolar (ampliação da arborização, horta, jardim, coleta seletiva, dentre outras iniciativas). “Estamos felizes com a iniciativa, que vai contribuir muito para o nosso trabalho de educação ambiental”, analisa a diretora da escola, Dilma Ancelmo.

O projeto é vinculado à UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), sendo um dos 16 dentro do programa institucional Território Paulo Freire, que abrange 13 bairros na região da Grande Santa Luzia. São participantes os professores José Carlos Virtuoso (coordenador) e Maristela Gonçalves Giassi, e as acadêmicas Luana da Silva Lumertz (Engenharia Ambiental) e Janaina Macedo de Souza. Durante a atividade extensionista a equipe realizou palestra e dinâmicas de sensibilização e motivação dos professores , nos períodos da manhã e tarde, reforçando a importância do trabalho interdisciplinar e em equipe.

Fonte: Secom

21 de maio de 2014 às 20:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário