AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Evento reúne profissionais e estudantes para debater a saúde

Evento reúne profissionais e estudantes para debater a saúde
Jornadas de Enfermagem e Nutrição iniciaram na noite de hoje (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Dos seis principais fatores de risco responsáveis pela maior parte de mortes e doenças no mundo, quatro são relacionadas a fatores alimentares: obesidade, hipertensão, hipercolesterolismo e baixo consumo de frutas e hortaliças. A informação é da nutricionista do Nupen (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva), do Rio Grande do Sul, Cíntia dos Santos Costa, que fez a palestra de abertura da Semana Científica de Enfermagem, da 8ª Jornada de Nutrição e 1ª Jornada Integrada do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional Em Saúde Pró-Saúde Criciúma - Linha Redes de Atenção Nas Doenças Crônicas hoje (5/5), na Unesc. Na abertura do evento, o Hino Nacional foi cantado pelo aluno da Apae de Criciúma, Lucas da Silva Peruchi.

Segundo Cíntia, a prevenção de doenças crônicas deve ser feita no começo da vida, e assim, será mais efetiva. Um estudo demonstra, de acordo com ela, que os primeiros mil dias da vida (nove meses de gestação até o segundo ano de idade) são essenciais para a prevenção. “É neste momento que se deve agir. O trabalho de prevenção começa antes da concepção. A mulher precisa estar preparada e observar a alimentação antes mesmo de engravidar. Ganhar peso abaixo do recomendado acarreta problemas para a crianças e estar acima do recomendado também. Especialmente no segundo caso, o excesso de peso pode causar diabetes gestacional e riscos para a mãe e o bebê”, comenta, lembrando que a amamentação é uma aliada contra a obesidade infantil.

Além de Cíntia, a noite teve a palestra da enfermeira e coordenadora da Saúde da Criança da Secretaria de Saúde de Florianópolis, Márcia Del Castagnel. A Jornada de Enfermagem segue até sexta-feira (9/5) e a de Nutrição encerra na quinta-feira (8/5).

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, é um desafio realizar eventos integrados entre os cursos, mas o resultado é recompensador. “As jornadas têm dupla função: promovem a integração entre os estudantes de diferentes cursos e com profissionais da área e agregam valor ao currículo e à formação acadêmica dos nossos estudantes”.

A prefeita interina de Criciúma, a presidente da Câmara de Vereadores, Tati Teixeira, lembrou que a Unesc têm um importante trabalho na formação de profissionais comprometidos com a comunidade e com fazer um trabalho diferenciado. “Discutir saúde pública é discutir mais recursos aplicados e distribuídos para os municípios. É valorizar a formação profissional e promover encontros como este, que geram debates e integração”, comenta.

Também participaram da abertura do evento, a coordenadora de Extensão da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mágada Tessmann, o coordenador do curso de Nutrição, Marco Antônio da Silva, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valmira Dagostim, a coordenadora da Comissão Intergestora da Amrec, Maria Tereza Zanini, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Ioná Bez Birolo, a representante da Comissão Organizadora da Jornada de Nutrição, a professora Paula Guimarães, a representantes da Comissão Organizadora da Jornada de Enfermagem, a professora Camila Martins, a presidente do CA de Nutrição, Juliana Martins da Costa e o presidente do CA de Enfermagem, Jonata Lima Rozeng.

Programação Jornada de Enfermagem

Programação Jornada de Nutrição

Fonte: Secom

05 de maio de 2014 às 22:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário