Educação: Unesc participa de palestra com Gustavo Ioschpe
Desafiar educadores, pais e instituições de ensino a promover uma mudança na educação brasileira, este foi um dos objetivos propostos por Gustavo Ioschpe durante palestra realizada na ACIC, no último sábado (23/11). O economista e articulista da revista Veja trouxe informações e instigou a plateia a promover a mudança no sistema de ensino brasileiro. Aproximadamente 500 pessoas participaram no evento que foi realizado no Auditório Modular da entidade. O reitor Gildo Volpato foi um dos participantes presentes a debater o assunto.
“Vim para Criciúma para falar da educação como ferramenta para o desenvolvimento do país, bandeira esta que também é levantada pela ACIC. O problema encontrado hoje na educação é sistêmico e precisa de uma melhoria como um todo” explicou o economista. Ioschpe, baseado em pesquisas, trouxe informações do que pode fazer a diferença na hora do aprendizado e do repasse de conhecimento na sala de aula. “Precisamos convencer a sociedade que a educação é importante e que estamos mal. Toda mudança gera resistência, mas se quisemos uma reforma para valer no sistema educacional precisamos do apoio popular. É preciso se conscientizar que investimento não é sinônimo de boa educação. Países que investem muito menos estão formando profissionais muito mais qualificados”, relatou.
Para Gustavo, algumas ações podem fazer o diferencial. “As pesquisas mostram que não importa um computador em sala de aula, um quadro diferente ou investimentos grandes em infraestrutura. O que faz a diferença realmente são outras coisas, como uma biblioteca na escola, livros em sala de aula, laboratórios e uma máquina de xerox, para diminuir o tempo de cópia de material pelos alunos. O recrutamento seletivo do professor também é importante. Muitos dos concursos não significam que o professor estará preparado para atuar em uma sala de aula. Além disso, a escola precisa estar aberta aos pais. Mostrar para eles quais os objetivos da instituição e as metas de aprendizado”, reforçou.
(Colaboração: Jéssica Pereira – Novo Texto)
Fonte: Secom
25 de novembro de 2013 às 08:28
Newsletter
RSS