AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Piangers, do Pretinho Básico, fala um pouco sobre sua escolha profissional e Ensino Superior

Piangers, do Pretinho Básico, fala um pouco sobre sua escolha profissional e Ensino Superior
Ele será o garoto propaganda da Unesc na campanha do SIM (Foto: Jaime Maggi Fernandes) Mais imagens

O radialista e jornalista Marcos Piangers, do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, será o garoto propaganda da Unesc na campanha do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). O SIM possibilita a entrada nos cursos presenciais e a distancia da Universidade, sem a necessidade do vestibular. As inscrições podem ser feitas pelo site da Unesc até o dia 10 de dezembro.

Piangers, que já estampou a marca Unesc outras vezes, se formou em Jornalismo pela UFSC e contou um pouco da sua experiência em entrevista à equipe do Setor de Comunicação Integrada da Universidade. O comunicador afirmou ser fascinado pelos jovens que decidem focar em uma profissão e através dela mudar o mundo. Ele destacou que as universidades comunitárias, assim como a Unesc, são uma das contribuições mais significativas ao ensino brasileiro. Comentou também que enxerga a Unesc como referência no ensino e uma fomentadora cultural no Estado de Santa Catarina.

Piangers tem onze anos de comunicação com o público jovem (Patrola, Rádio Atlântida, Kzuka, Diário Catarinense e Zero Hora, Na Pilha, Papo Clip) e já foi roteirista, blogueiro, videomaker, palestrante, garoto propaganda de campanhas na TV, ator de teatro, comediante e diretor de vídeos para a internet em um canal com mais de 11 milhões de views. Ele já deu aulas sobre humor e pensamento criativo e colabora com a área digital da Rede Atlântida. Manezinho da ilha e identificado com o público catarinense, desde 2006 vive em Porto Alegre. O jornalista também se dedica a palestras, como “Uma espiada no futuro”, em que fala do futuro das mídias tradicionais e das mídias digitais e a intersecção entre as duas, e sobre a pergunta “para onde vai a televisão, rádio e jornal?”

Confira a entrevista:

Como foi sua escolha pelo curso de jornalismo?
Piangers: Depois de fazer edificações na ETFSC (Escola Técnica Federal de Santa Catarina), percebi que queria algo relacionado a interação humana - e não cimento, cal e argamassa. Então pensei em Publicidade, mas como na UFSC não tinha esse curso, fui para o mais parecido: Jornalismo. Passei em primeira chamada, em 11º lugar entre os alunos do primeiro semestre de 1999.

Faria diferente? A escolha da profissão e da faculdade?
Piangers: Pelo momento profissional fabuloso que eu vivo, não faria nada diferente. Porém, me considero um sortudo. Se alguém me pergunta a respeito do que fazer na universidade, sempre digo que Jornalismo seria a segunda opção: melhor o candidato se formar em algo técnico, como Engenharia ou Medicina, e eventualmente migrar para a profissão de jornalista. Gosto muito dos jornalistas que tem formações pouco ortodoxas. Eles acabam tendo uma visão diferente do padrão.

A Unesc, por ser uma Universidade Comunitária, reverte todo o lucro em investimento no ensino, na pesquisa e no atendimento à comunidade. Como você vê esse tipo de iniciativa?
Piangers: É uma das contribuições mais significativas ao ensino brasileiro. Sem dúvida a educação tem potencial para mudar o Brasil, e o foco na comunidade pode potencializar ainda mais a distribuição de conhecimento.

A Unesc tem como mote das campanhas de seleção de alunos “Você muda, o mundo muda”. De que forma você acredita que uma universidade ajuda a mudar o mundo?
Piangers: Sou fascinado pelos jovens que, tendo a opção de fazer o que bem entenderem, decidem focar em uma profissão e através dela mudar o mundo. A maioria das pessoas tem uma visão bem simplória do que é a vida: arrumar um emprego, casar e ter filhos, tentar manter a família com o máximo conforto possível. Mas essas pessoas não percebem que tudo o que está ao nosso redor foi feito por pessoas, como elas, que provavelmente não eram mais inteligentes do que a média. De fato, se uma pessoa decide mudar o mundo, isso pode acontecer – e nunca foi tão fácil.

Você já teve contato com a Unesc em outras oportunidades. Como você enxerga esta Universidade?
Piangers: Uma referência no ensino e uma fomentadora cultural no Estado de Santa Catarina.

Fonte: Secom

06 de novembro de 2013 às 11:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário