Apresentados planos de negócios concretizados em projeto de extensão
Beatriz Schaofer começou a fazer pães para alimentar a família e hoje produz cerca de 20 unidades que comercializa entre amigos, vizinhos e clientes. Para ampliar seu negócio ela começou a participar do projeto de extensão da Unesc “Ações de Integração Comunitária para a Geração de Emprego e Renda, com Perspectiva da Melhoria da Qualidade do Ambiente de Vida”. Com a marca titulada “Pães caseiros da Bia”, ela apresentou na tarde da última quarta-feira (18/9) o seu plano de negócios, no evento organizado na sede da Fundação Assistencial de Içara.
“Comecei a cozinhar por necessidade, para sustentar a família, no consumo mesmo. Com o passar dos tempos, acabei fabricando pães para as vizinhas e expandi a venda. Com três filhas pequenas, minha maior dificuldade agora é administrar o tempo de mãe e empreendedora”, revelou Beatriz. “Com ajuda deste projeto aprendi a calcular meus custos, tendo como meta, até o fim do ano, a fabricação de 60 pães por dia. Já pude trocar meu fogão por um elétrico e as perspectivas são de novas conquistas. Por isso digo que nunca devemos desistir dos nossos sonhos”, declarou a moradora do Condomínio Amanda Costa.
O projeto de extensão do curso de Administração da Unesc, que é desenvolvido em parceira com o Governo de Içara, auxilia os trabalhadores autônomos a montarem seu próprio negócio. Além de Bia, o seu vizinho e síndico do residencial, Alceu Cardoso, também teve seu projeto com foco em instalações elétricas finalizado e apresentado na tarde de ontem.
Para o prefeito Murialdo Gastaldon o sucesso do projeto é o envolvimento de todos. “Quando fui procurado pela Unesc, prontamente coloquei o governo a disposição pra que juntos pudéssemos contribuir com a geração de emprego e renda dos içarenses. Isto, buscando uma melhor qualidade de vida por meio da integração comunitária e o aprendizado dos acadêmicos”, ressaltou Gastaldon. “Podemos ser empreendedores em casa, dentro das nossas famílias ou em qualquer outra área, basta querermos”, completou o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafim.
De acordo com a professora do curso de Administração da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, o projeto alcança seu objetivo de desenvolver a economia social no município. “A Universidade agradece o Governo de Içara pela oportunidade e acolhida nestes quatro meses que contribuíram para a realização de sonhos. Exemplificamos hoje em duas experiências de sucesso e que puderam unir acadêmicos e a Unesc no desenvolvimento econômico e social de Içara”, salientou Gisele.
O encerramento do encontrou ficou sob o comando do empresário Zefiro Giassi, que narrou sua trajetória de vida, mostrando que é possível acreditar e investir em um negócio que se acredita. “Tive uma vida regada a muito trabalho e dificuldades das mais diversas, mas venci e vocês também podem vencer, basta acreditar. Os nossos sonhos somos nós quem construímos”, declarou.
O encontro contou ainda com a presença do diretor da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, Daniel Ribeiro Préve, da primeira dama e presidente da FAI, Ceneli de Freitas Gastaldon, da vice-presidente Georgia Bolsoni Serafin, secretários municipais, professores e alunos do curso de Administração da Unesc. Também participantes dos Clubes de Mães e comunidade em geral.
O projeto é aprovado em edital na UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas).
(Colaboração: Diego dos Santos - Assessoria de Comunicação PMI)
Fonte: Secom
19 de setembro de 2013 às 17:08
Newsletter
RSS